Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pela reposição da legalidade e da equidade para os docentes do ensino superior com o título académico de agregado , para Reitores das Universidades, Diretores das Faculdades, Presidentes das Instituições de Ensino Superior Politécnico, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Assembleia da República

Nome Comentário
António C. A PAF já acabou
Manuel B. Pela dignificação dos docentes do ensino superior
Ricardo V. Inteiramente justa, esta reivindicação. Todavia, justo seria, também, que os agregados do ensino politécnico tivessem esse aumento salarial previsto na carreira. Há hoje Professores Adjuntos com Agregação e Professores Coordenadores com Agregação que não têm direito a esse aumento resultado do próprio estatuto que urge mudar e tornar igual ao universitário ou, no mínimo, que não discrimine posições profissionais semelhantes.
Mourad B. Esta situação ilegal e geradora de desigualdade foi criada pelo Governo da República Portuguesa.
antónio v. Concordo plenamente, pois não trata-se de provas académicas exigentes e que valorizam não só os docentes, mas a qualidade do ensino superior.
José R. Por uma questão de justiça e de legalidade
Isabel P. Realizei provas de Agregação em 10 e 11 de Fevereiro de 2010. Nunca me foi pago qualquer complemento remuneratório.
Francisco M. Defendo que a Agregação seja um título a eliminar, seguindo o modelo que existe nas academias anglo-saxónicas, uma vez que a Agregação impede de forma absurda que académicos estrangeiros de enorme qualidade e que não a tenham se vejam impedidos de se candidatarem a concursos de professor catedrático em Portugal. Mas existindo a Agregação na Lei e nas categorias profissionais da carreira, enquanto existir, a Lei deve ser observada e portanto quem prestou Provas de Agregação e tem o título correspondente deve obviamente receber o salário indicado na tabelas.
Luís G. Assino esta petição pela mais elementar justiça, pela reposição da legalidade e dignidade da carreira docente universitária.
Luís S. É injusto o título não ser remunerado e mais ainda haver desigualdade entre Agregados.
Maria B. Sou atingida também por esta medida. Fiz a Agegação em 2011. Mesmo para efeitos de reforma não é contabilizada . Portanto o prejuizo é duplo.
José d. Concordo inteiramente, porque é injusto não ser recompensada financeiramente a obtenção desse grau; por outro lado, constitui enorme desincentivo na prossecução duma carreira em que o dinamismo dos docentes visivelmente se repercute no aproveitamento e no bom desenvolvimento dos estudantes, futuros mentores do país.
Emilio V. Agregado desde 2013 na Universidade de Lisboa sem retribuição salarial correspondente.
Sandra B. E para os Associados?... quando?
Maria C. direitos básicos!
António R. Estou nessa situação há mais de 4 anos.
João R. Universidade da Madeira
Ana R. para repor a justiça.
José M. Sem estas medidas como é que se pode promover a qualidade no ensino superior?
Rui V. As cativações continuam, os escalões continuam congelados, este governo é um embuste. Como sendo eu Prof. Auxiliar apenas no 1º escalão ganho muito menos que os mais velhos que chegaram e mantém o 3º escalão? Trabalho igual salário igual.

Assinaram a petição
1 888 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição