Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: CHEGA de Moradas Falsas !, para Assembleia da República

Nome Comentário
pedro l. Sendo Pai de 4 filhos, já me sucedeu tentar colocar um dos meus filhos numa escola publica que se situa na minha freguesia (foz do douro no Porto) e a menos de 100 metros da minha e casa e ver-me negada essa possibilidade por falta de vagas. Muito me surpreendi quando soube que filhos de amigos meus ficaram colocados nessa mesma escola (ES Francisco Torrinha) quando moram noutro concelho. Toda a gente que tem filhos no ensino publico sabe perfeitamente que esta situação é recorrente, um escândalo, de falsas moradas e falsas declarações sem qualquer tipo de fiscalização e/ou consequências.
Cristina b. Tenho conhecimento de pais que são falsos encarregados de educação para que os filhos frequentem aquela escola, quando o meu filho que vive naquela morada ficou colocado numa escola bem longe de casa e na sua 4 opção
Maria A. Moro na Al. D. Afonso Henriques, a cerca de 700 m do Dona Filipa. No entanto, a ES de reerência é o Liceu CAmões, a cerca de 2km de minha casa. Nºao faz sentido que os filhos dos trabalhadores do INE, do MTrabalho ou da CGD ali possam inscrever os filhos (independentemente das moradas das suas residÊncias) e a Alameda esteja excluída bo mapa territorial de influência do Filipa de Lencastre.
Maria G. A minha neta reside em frente a uma das escolas, e andou no ensino Pré Escolar de outra escola perto desta, este ano vai para o primeiro ciclo, e nâo teve Vaga nas duas escolas, foi destacada para uma outra do agrupamento, que fica a dez kilometros de distancia da residencia, filha de uma mãe solteira e desempregada e no ultimo ano da universidade sem carro para se deslocar, ou vai a pe ou tem que comprar passe.para as duas, que é caro, para quem não tem rendimentos, tendo eu que ajudar a minha filha em tudo monetariamente.No entanto foi lhe dito, que tiveram que fazer mais uma turma de pre-escolar ou seja tem 3 salas, em detrimento de apenas 2 salas para o 1" ciclo.Tenho quase a certeza que nessas salas estão crianças que não pertencem á area da escola. Há mais turmas da pre escolar, porque na mesma area há o CAF, que se ocupa das crianças, sendo elas de diversas zonas do concelho, bem como varios colegios particulares que vão deixar crianças nessa escola.Pergunto é mais importante a pré escola ou o primeiro ciclo, para existirem mais salas da pré.onde está a igualdade?Sinto me prejudicada, como varias pessoas, e impotente para lutar contra esta situação,so com um bom advogado.
Rodrigo M. Pela Verdade, sempre!
Filipe G. Sou residente, tenho outro filho no agrupamento e a minha filha não entrou.
Filipa B. Sou residente, tenho outro filho na escola e a minha filha não entrou.
Andreia R. A situação aqui é igual aos relatos que fazem.
Ana c. Passamos por isso há 2 anos atras no agrupamento de escolas de aveiro. Fomos à luta: diário de aveiro, Sic, investigação das moradas, encarregados e nascimento (fomos a conservatória reg civil e pedimos assentos de nascimento de todas as crianças que tinham entrado na escola) - das 52, 23 tinham informações falsas. Fizemos queixa para agrupamento, dgeste, ministério. Pr fim lá apareceu uma vaga para o nosso filho mas o problema persiste. Propusemos que passasse a ser pública toda a informação que é relevante no processo de candidatura. O agrupamento não aceitou.
Mafalda F. Nós salesianos do Manique (público/privado)sempre aconteceu o mesmo, sei de pessoas que pediam a outras para serem encarregados de educação na zona...assim estavam numa escola de renome sem pagar
Rita R. Tenho 24 anos e moro com o meu namorado no Areeiro. Espero que, no futuro, os nossos potenciais filhos já possam ser inseridos no agrupamento correto sem preocupações. Obrigada por todo o esforço e dedicação.
José N. Já é mais que tempo de acabar com os XICOS ESPERTOS que criam habilidades para terem direitos próprios em detrimento dos outros.
Maria B. Sou professora e sinto vergonha da passividade e consentimento dos meus colegas da direção desse agrupamento que não denunciam essa vergonhosa situação que se repete há anos. Pais, não desistam.
Luís M. é ridículo chegarem a recusar a morada do cartão do cidadão e fingirem que não percebem que qualquer pessoa pode ter uma conta de TV e Telefone noutra casa qualquer...
Francisco C. Area Filipa de Lencastre - so vamos tentar ingressar no próximo ano ou no seguinte - Pré primária ou 1 ano
Patrícia S. Moradora na zona e com gémeos de dois anos que brevemente irá tentar a sorte de arranjar vaga no jardim de infância do agrupamento de escolas Filipa de Lencastre.
Luisa J. A utilização de moradas falsas implica ainda um enorme acréscimo de trânsito na zona dos estabelecimentos de ensino utilizados por falsos moradores na zona, que são deixados e recolhidos sistematicamente pelos pais, duas vezes ao dia, de carro, provocando engarrafamentos, estacionamento desregrado, e enorme aumento de poluição junto de zonas com grande percentagem de crianças.Todo um absurdo motivado por um estratagema para benefício próprio, à custa de uma perda enorme de qualidade de vida dos moradores e contribuintes reais da área.
Horácio S. Esta situação ocorre em inúmeras escolas de Lisboa de uma forma inaceitável, ficando os alunos e pais que residem na área da escola, excluídos por vigarices de outros pais, com a complacência das direcções de agrupamentos e do sistema vigente.
Maria A. Temos que lutar por uma sociedade justa e não haver descriminação,
Graciete C. A minha filha vai ingressar o 1 ciclo do Ensino Básico, mas não tem vaga na escola da área de residência, localizado a cerca de 300 metros, tendo que frequentar a escola de uma freguesia vizinha. A escola EB1 da Charneca está a ser muito procurada devido à qualidade de ensino e ao facto das turmas serem constituídas por alunos do mesmo ano, o que não acontece na generalidade das escolas das freguesias vizinhas, que devido ao número reduzido de alunos são constituídas por alunos de diferentes anos escolares. Como a minha filha é condicional não tem vaga na escola pretendida. Compreendo e aceito que um aluno condicional só ingresse no 1 ciclo caso haja vaga, no entanto penso que o critério que deveria prevalecer é a área de residência da criança, só depois de ingressarem os candidatos dessa área é que seriam admitidos alunos de outras freguesias. É difícil uma criança compreender por que é que os amiguinhos e os vizinhos frequentam determinada escola e eles não, porque por casualidade do destino nasceram depois do dia 15 de setembro. Inclusive chego ao cúmulo de ter vários amigos que residem noutras freguesias e os filhos frequentam a escola que a minha filha não pode frequentar.

Assinaram a petição
1 645 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição