Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: CHEGA de Moradas Falsas !, para Assembleia da República

Nome Comentário
José f. Concordo
Carlos G. O meu filho perdeu a possibilidade de entrar na referida escola pela inscrição de meninos cujas moradas não são as moradas fiscais.
Clara C. Não é da nossa área de residência, contudo sei que entraram meninos com morada falsa,caso contrário o meu filho teria entrada na primeira opção com o critério da idade.
António N. O meu filho de 4,5 anos não ficou colocado nesta escola, que fica a 200 metros de nossa casa, tendo ficado colocado na EB D. Luís da Cunha pertencente ao mesmo agrupamento. Curiosamente, esta última escola é a mais distante da nossa casa... No meu entender, tem de haver uma razão muito forte para que os pais não sejam os encarregados de educação de uma criança e sempre que tal acontecer, a morada do "novo" encarregado de educação não pode ser o critério preferencial de entrada nas escolas.
Mário C. Não tenho filhos/netos em idade escolar. Assino por que me repugna todo o tipo de manobras ilícitas para usufruir de vantagens, com prejuízo para outros que a elas tinham direito. O exemplo que estes pais dão aos filhos não é nada saudável!
Suzana G. Tenho 2 filhos que nunca puderam frequentar a escola pública que fica no extremo oposto da nossa rua pois a utilização de moradas falsas é uma actividade usada de forma corrente e permitida pelos directores da escola, explicada pelos próprios funcionários. E desta forma a escola não é utilizada por quem reside na área. Ao ponto de um encarregado de educação me dizer que foi um anjo que colocou a criança na escola acima citada.
Manuel F. Espero que seja um bom instrumento para resolução deste flagelo. Na realidade é simples de resolver: em vez da morada do encarregado de educação o que deve ser considerado é a morada do aluno.
Ana S. O meu filho foi colocado numa escola muito afastada da zona onde moramos.
Carlos A. É uma vergonha o que se passa com as moradas falsas. Ouvir pessoas a comentar que são Encarregados de Educação de 10, 12 crianças! Seria muito fácil resolver esta questão das moradas falsas: a crianças deve fazer parte de um agregado familiar, incluído num IRS, bastava pedir a declaração de IRS ao "encarregado de educação".
Sandra T. Vivemos na mesma rua da Escola. Como é possível a nossa filha não ter entrado? Precisamos apenas que a lei mude e no lugar do critério da morada do encarregado de educação seja o critério a morada de residência fiscal da criança, para evitar falsos encarregados da educação. Outro problema é a definição de encarregado de educação. Qualquer pessoa pode ser encarregado de educação de uma criança? Não está correto!
Ana S. Eu ainda não tenho filhos mas concordo plenamente com a petição e espero sinceramente que quando tiver filhos este tipo de situação já não se verifique. Obrigada pela iniciativa
Célia C. Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra, Oeiras
Catarina s. Todo o agregado familiar reside na área da escola Filipa de Lencastre e o meu filho não teve vaga na escola. Aliás, segundo me informaram na escola, não abriram vagas sequer para o 7 ano !!!
Helder B. Boas tardes, no Agrupamento de escolas Vergílio Ferreira, em Telheiras, acontece a mesma situação. Este ano a minha filha não teve vaga pois existem variadas "falcatruas", como é o caso de encarregados de educação falsos. Assino a petição pois também não concordo com a passividade das direcções dos vários agrupamentos que aceitam a situação. Atentamente, Helder Baeta
Dina M. A minha filha mora na mesma rua da escola e não entra porque faz anos em 27 setembro. perdeu um ano na pré primaria porque era muito nova para entrar, agora é muito velha para ir para a quinta do Marques. Os meninos mais novos ( quase 1 ano) entram primeiro para uma escola secundária que meninos mais velhos. Naquela escola só 30% dos alunos é que vive na quinta do marques os restantes estão como moradas falsas. Existem pessoas encarregadas de educação de 12/13 alunos. alunos com mesmas moradas e nem parentesco são. os meninos que moram enfrente á escola não entram. onde está a justiça? o que me respondem é que não podem Fazer nada! quem faz estas leis? quem saõ os responsáveis que alimentam estas aldrabices?
Marta m. Não concordo com a auditoria. Pretende se alterar o futuro.
Miguel P. Moro a 150m da escola.
Patricia P. A minha filha teria direito a entrar pelo regime articulado, contudo a escola rejeitou o documento do conservatório que assumia não ter ainda as listas. Não aceitaram que a inscrição da minha filha no Filipa ficasse suspensa, sujeita a entrega de comprovativo de matrícula no ensino articulado do Conservatório.... Parece-me de facto que algo se passa...
Cláudia R. Deve estender esta iniciativa a todo o país e que o estado seja obrigado por lei a inserir todas as crianças que nasçam no mesmo ano. Ha crianças a mais façam mais turmas, as escolas podem albergar pelo menos duas turmas uma de manha e outra a tarde.
Paula G. Acontece o mesmo na Escolas Públicas do PARQUE DAS NAÇÕES.

Assinaram a petição
1 645 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição