Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: CHEGA de Moradas Falsas !, para Assembleia da República

Nome Comentário
Sandra P. A minha filha não foi admitida nesta escola no º ano de escolaridade, quando faziamos a transferência de básico para secundário, escolas paralelas, uma á outra. Pertence aquela escola pela morada, pela idade, mas não teve vaga...outros miudos que não preenchem estes requisitos entraram, moram em loures, caneças...povoa stº adrião...a minha filha reside na ramada com os pais, que são os enc. de educação...e não ficou...
Ana C. Aquando da matricula da pré para o 1 ano não fiz a mesma pois pensei ser automático. Arranjaram colocação para o meu filho com muita dificuldade num outro agrupamento. Este ano pedi transferência e continuo a não conseguir vaga onde pretendo
João C. Também sofri o mesmo com o meu filho.
Maria M. Concordo plenamente que seja usado o CC do candidato e depois abrir exceção para o secundário por áreas escolhidas, ou morada de trabalho de um dos pais em caso de crianças com dificuldades sendo escolhida a escola mais próxima mas com mais vagas não preenchidas.
Mário M. Fez a inscrição no 7º ano de escolaridade, para a escola secundária Quinta do Marquês, como 1ª prioridade. Verifiquei, após saída das colocações, que a minha educanda não constava das listas da escola a que se candidatara! Sabendo eu que a maioria dos alunos ali colocados não reside na área de influência da escola, conseguindo no entanto arranjar um amigo do amigo, do amigo, conhecido dos pais, que ficassem como encarregado de educação dos mesmos, com as chamadas moradas falsas. Muitos nem têm laços familiares com o aluno.
Paula R. Na zona onde resido, Minde, é frequente o uso de moradas falsas e falsos encarregados de educação, para inscrição de alunos nos Colégios de Fátima.
Paula C. PARA QUE AS LEIS TODAS SEJAM CUMPRIDAS.
Cátia F. A minha filha viu a entrada recusada nesta escola por ter frequentado do 1 ao 4 ano noutro agrupamento por questões profissionais da mae. Expos o caso ao ME que nada fez tendo vaga apenas para ter uma escola a 20km de casa. Acabei por matricula -la num estabelecimento privado que acaba por compensar mais face as deslocações diárias. Tenho conhecimento de crianças que moram em Pinhal Novo e tem acesso a escola de Vale Milhacos. Obrigada
Ricardo C. confirmei 3 crianças com morada real fora da zona influente da escola que foram admitidas.existem imensas crianças com moradas falsas nesta escola.
Gonçalo P. Tive problemas há alguns anos e tive que reclamar junto da DREL e da Direção da ES Vergílio Ferreira. Após várias reuniões (7) foi aberta vaga para a minha filha já em Novembro, mas nada foi feito para penalizar os infratores, portanto o crime de falsas declarações compensou
Diazenza J. Que isto resulta para que os pais/encarregados de educação possam colocar as suas crianças nas escolas da área de residência.
José L. Moramos praticamente em frente à escola e não conseguimos vaga para nosso filho de 8 anos.
Ana B. O Externato de Penafirme serve 2 freguesias marítimas e rurais do concelho de Torres Vedras (União de A-dos-Cunhados e Maceira, e Silveira. Propriedade do Patriarcado de Lisboa, o ensino é gratuito. É financiada por contrato de associação.
Maria S. A minha filha frequentou o 5º e o 6º ano no Agrupamento de Escolas Rainha D Leonor. Transitou para o 7º ano e agora não tem vaga no mesmo Agrupamento... houve 9 turmas de 6º ano no passado ano letivo e no próximo ano letivo 2017/2018 haverá 9 turmas de 7º ano. Como não há vagas?????
Catarina L. Nos anos 80-90 andei no Filipa de Lencastre porque era a escola da minha área de residência. Sempre morei na mesma casa. Qual o meu espanto quando os meus filhos chegaram à idade escolar, verifiquei que a minha casa já não pertencia à área dessa escola pois a mesma tinha diminuído significativamente. Esta situação dá que pensar, numa época em que a taxa de natalidade é muito mais baixa, e a zona é cheia de serviços e escritórios, só se explicando esta redução significativa da área de influência com a concentração de FALSOS MORADORES nas ruas junto à escola... A cidade perdeu habitantes e a população envelheceu, basta olhar para os resultados dos censos. A morada a ser considerada nas matrículas tem que passar a ser a do Cartão do Cidadão e só se considerar outra em situações excepcionais, devidamente justificadas e aprovadas.
Marco J. A minha filha está abrangida pelo decreto lei 3/2008 que prevê 1a prioridade de inscrição por deficiência e ainda assim não entrou. Tenho uns emails interessantes a respeito
Maria A. Tentei inscrever meu filho que pertence esta escola pela morada onde moro, sendo a mesma a única que tem disciplina Espanhol. Porque o Rainha Dona Leonor e o Camões não tem.
João G. Bem hajam pela atitude tomada. Vamos tentar por este País como deve ser, em ordem.
Ana P. 2º Ano do 1º ciclo por mudança de morada
João N. Tenho conhecimento de pessoas que, simplesmente, deram como encarregado de educação a morada de um amigo ( preenchendo uma simples declaração em como delegam as funções de encarregados de educação), garantindo assim a colocação nessa escola, e deixando de fora muitos outros alunos. É inadmissível a forma leviana com que os critérios são estabelecidos sabendo-se que essas pessoas que deram o nome nunca irão desempenhar qualquer função de encarregado de Educação. Além do mencionado no vosso ponto 3 da petição, qualquer declaração deveria carecer de ser atestada em notário e, consequentemente, no ponto 4 deveria ser obrigatório que o encarregado de educação incluísse a criança no seu IRS do ano imediato.

Assinaram a petição
1 645 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição