Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Pela liberdade de investigação académica, para Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da Assembleia da República; Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas; Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos

Nome Comentário
Manuel R. “De joelhos diante de Deus; de pé diante dos homens” era o lema de D. António Ferreira Gomes (1906-1989). Não temamos ser íntegros! De resto, não temos alternativa.
César H. É vergonhoso!
Ana S. Sem comentários...!
Margarida D. Quando as conclusões de um trabalho académico incomodam o poder instituido não se pode esperar outra atitude num país em que a aldrabice impera sobre a verdade.
Maria S. PqosP
Mário R. Força
helder f. isto foi tudo uma grande trapalhada a troco de mais um encaixezito
maria m. Todos bons rapazes os da pt...
Paula B. Era o que faltava, retirar-se o direito à investigação científica sobre seja que tema for! Era o que faltava, retirar-se a liberdade de escolha dos temas para investigação científica! Em suma, era o que faltava, retirar-se a liberdade de pensamento!
Jose R. Isto e um monopolio, ajudam se todos uns aos outros, como a EDP. Sempre a arranjar maneiras de roubar estas empresas!
David S. ainda bem que alguem consegui por isto na vista do publico em geral...
Manuel S. Onde houver corrupção deve ser denunciada sem medo.
Pedro V. Estudo/investigação académica necessita de liberdade, se existe duvidas é investigar e nunca condenar quem levanta essas duvidas...!
Domingos M. liberdade sempre nunca mais o 24 de Abril.
Henrique F. Comentários para quê, só se for, para dizer: ESTE PAÍS,ISTO É...NÓS, GERÁMOS UMA MULTIDÃO DE ABÔRTOS,SEM VERGONHA NEM DIGNIDADE.
Ricardo F. Parece-me que razoável que uma entidade, seja ela qual for, que se sinta atingida no seu bom nome possa intentar uma acção judicial contra quem a está a denegrir, seja por via de um boato, de uma notícia ou, até, de uma tese académica. No caso concreto, nada teria a apontar à atitude da administração da PT se a acção com que avançou nos tribunais tivesse como destinatários, além do autor da tese, o coordenador cîentífico da mesma, o responsável pelo departamento académico em que a tese foi desenvolvida, o júri que validou a qualidade e a metodologia científica da tese, o reitor da Universidade em apreço e a própria Universidade. Agora, avançar com uma acção em tribunal contra quem, guiado e acompanhado pela academia, se limitou a investigar um tema e sobre ele apresentar as conclusões científicas a que chegou, parece-me, francamente, um acto que atenta contra a liberdade de investigação académica. A PT pode, e deve, se isso lhe parecer pertinente, pôr em causa a validade científica de uma Universidade, dos seus métodos e dos seus responsáveis. Mas, se não o faz, não pode depois vir questionar as conclusões de um investigador.
Vitor R. No Momento dificil que toddós nós atravessamos, temos, Devemos Apioar quem realmente tem a coragem de enfrentar esta Ditadura, este Monopolio de intereses, Lutar pela nossa Liberdade de expressão, Doa a quem Doer.
Natalia A. A que por fim as empresas sem escruplos....
jose s. O problema não é novo. Em 2007 as edições Piaget publicaram "Teorias Económicas de Regulação: Grupos de Interesse, Procura de Renda e Aprisionamento", que trata da captura da regulação em geral e da regulação da comunicações eletrónicas portuguesas em particular. A PT, empresa onde o investigador trabalha há 39 anos, tem criado desde então grandes problemas ao seu trabalhador.
Pedro R. Assino em nome da liberdade e contra qualquer forma de pressão que pretenda "aconselhar preventivamente" os sectores académicos, a imprensa e a sociedade civil em geral a ficar "caladinha".

Assinaram a petição
7 657 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição