Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela alteração do Estatuto do Bolseiro de Investigação, para Ex.mª Senhora Drª Assunção Esteves, Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Frederico C. Pela erradicação do trabalho prec
Maria F. Qualquer actividade será dignamente valorizada se for dado o devido valor a quem a exerce condignamente.
Filipe N. Um bolseiro que tem avançado de bolsa em bolsa, em busca de valorizar e enriquecer o CV, com vista à possibilidade (embora remota) de concorrer a um qualquer lugar num centro de investigação... quando já não há bolsas, ou cortam financiamento, o bolseiro vê-se com 10 anos (no meu caso) de trabalho que nem para ter um subsídio de desemprego servem. Pensem nisto e digam se é justo.
Paula R. Detentora de Mestrado, Bolseira de Investigação durante 3 anos e meio em Laboratório de Estado
Ana F. Os bolseiros de investigação têm vindo a assumir de forma crescente, responsabilidades em outros domínios de vital importância para a actividade científica das instituições nacionais, incluindo a concepção e gestão de projectos de investigação e desenvolvimento (I&D), a orientação de dissertações de pós-graduação e a docência no ensino superior.
Maria C. Desde que terminei a licenciatura em 1997 que sou bolseira de investigação
Atílio M. No que seja para ajudar a melhorar as condições de trabalho e de apoio para aqueles que acreditam que podemos ser sempre melhores, contem sempre comigo. Continuem a acreditar.
Maria C. Nos últimos anos o nosso País só tem tido motivos de se sentir orgulhoso quase, exclusivamente, pelo trabalho fantástico desenvolvido pelos investigadores. Esperemos que agora não deixem que este PATRIMÒNIO CIENTÍFICO se perca ou degrade.
Maria F. Já tive filhos bolseiros sei o que é a precaridade desse trabalho
Armando V. Faça-se justiça .
Marco F. Esta na altura de dar credibilidade a quem sabe.
Rómulo S. Aprovo os fundamentos da petição
Rui S. Período acumulado de bolsas: 12 anos.
Catarina O. Sou Licenciada Pré-Bolonha (5 anos de estudo) a que se acrescem 6 anos de experiência em investição científica. O valor da minha bolsa é semelhante a um Licenciado Pós-Bolonha (3 anos de estudo). É urgente a dignificação da nossa profissão!
Maria A. Ainda recentemente defendi a alteração com argmentos semelhantes ao da petição que agora assino junto de um painel de aconselhamento e avaliação da unidade de investigação por mim coordenada na Faculdade de Letras de Lisboa, unidade afiliada com a FCT.
Nuno M. Técnico de Laboratório - mais uma falsa bolsa de investigação e de "formação"
Pedro L. Os bolseiros são, de facto, que faz ciência em Portugal. Se continuarem a ser maltratados como são, acabaram por emigrar todos, e a investigação e a inovação vão acbar no nosso país, reduzindo-nos a um estado falido de ideias...
Agostinho S. E favor fazer algo pela Nvestigação & Desenvolvimento em Portugal, antes que os mais qualificados abandonem o País minorando o seu capital humano
Carlos A. Para reconhecer o trabalho desenvolvido pelos nossos investigadores já o devia ter sido feito à muito tempo.
Leonel M. Os bolseiros devem ser considerados como funcionarios da instituição que frequentam.

Assinaram a petição
5 070 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição