Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela alteração do Estatuto do Bolseiro de Investigação, para Ex.mª Senhora Drª Assunção Esteves, Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
fabienne a. fiquei 3 anos como bolseira da FCT. E uma vergonha que nao seja considerado como trabalho!
Joaquim S. o investigador não é uma coisa, dignifique-se a pessoa; o estado português anda muito mal na forma como maltrata os seus investigadores mais jovens.
ALVARO M. A investigação e a formação constituem a melhor solução para o problema socio-económico e socio-cultural que vivemos nos nossos dias
Manuela R. Tenho estatuto de Bolseiro desde 2003... estou em "formação" à 8 anos...
manuel c. esta petição é importante numa fase de vida portuguesa com graves dificuldades e que a investigação e uma mais valia para o desenvolvimento e crescimento do mesmo.
Sandra C. Bolseira de doutoramento (FCT)
Paulo P. Será urgente que o estatuto de investigador bolseiro seja revisto e modificado de modo a obtermos mais valias futuras no nosso país. "Toda a apreendizagem começa, quando o Homem ousa perguntar porque?
Maria D. concordo em absoluto com esta Petição.
JOSÉ F. INCENTIVO À INVESTIGAÇÃO
Maria R. Acrescento ainda que o regime de dedicação exclusiva exigido pela FCT para a atribuíção de uma bolsa deveria ser revisto, pois já que o contracto de bolsa não tem valor juridico-laboral também não deveria exigir dedicação exclusiva.
Maria F. Está mais do que na altura de resolver a situação de tantos jovens pormissores e com tanta capacidade em vez de os deixar fugir para o estrangeiro e nós cá encomendarmos estudos e investigações a outros países com custos muito mais elevados. Já provamos que somos capazes de fazer excelente investigação com resultados visiveis e publicados mundialmente. Porque havemos de enriquecer os outros países ao invés de apostarmos no que é nosso?
Luís L. não sou bolseiro mas estou solidário
Joana S. Há bolseiros cujas bolsas não estão a ser renovadas após vários anos (5,6 7 ou mais) nesta situação. O resultado é o desemprego e o único apoio social é o rendimento social de inserção.
Joana S. Há bolseiros cujas bolsas não estão a ser renovadas após vários anos (5,6 7 ou mais) nesta situação. O resultado é o desemprego e o único apoio social é o rendimento social de inserção.
Gonçalo V. Os bolseiros de investigação são trabalhadores e devem ser reconhecidos como tal.
vanessa l. Sou bolseira há 11 anos.
Ricardo C. Lamento mas não confio nesta plataforma o suficiente para lhe fornecer os meus dados pessoais
Susana V. Bolseira há 10 anos no LNEG (anterior INETI)
Paula O. Bolseira de investigação desde 1996
Francisco M. Após tantos anos de investimento dos Contribuintes (Estado) na formação dos investigadores, parece um crime de lesa pátria, não lhes proporcionarem condições para, com segurança económica, familiar e emocional, desenvolverem a sua carreira de investigação, empurrando-os para alternativas fora do País, enriquecendo os países de acolhimento com os seus conhecimentos técnico/cientificos, em vez de os desenvolverem no seu país de origem.

Assinaram a petição
5 070 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição