Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição pela alteração do Estatuto do Bolseiro de Investigação, para Ex.mª Senhora Drª Assunção Esteves, Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Maria M. Também já fui bolseira de investigação e sei bem como a alteração de estatuto melhorava a vida dos nosso investigadores!
Carla V. Para que nós estudantes consigamos alcançar bons resultados e podermos fazer do nosso sonho uma realidade é necessário uma ajuda, são necessárias bolsas de investigação, bolsas de estudo. O pais está em crise sim, mas não deve ser usada sempre a mesma desculpa!
Maria T. Eis Directora da Qualidade
Rita B. Bolseira há 10 anos
Pedro v. Bolseiros profissionais com bolsas de 3200 Euros!!
Maria C. Lutem pelos vossos direitos
Jorge M. Lutem pela alteração do estatuto
Carlos c. Lutem, porque têm razão.
Francisco S. Num país em que é cada vez mais premente o desenvolvimento de produtos com valor internacional, a investigação não pode ser negligenciada como até aqui tem sido. Caso contrário (ou melhor, como já acontece), iremos todos desenvolver lá fora para depois ser comprado cá dentro.
Mario G. Fazer da Investigação Científica um desígnio nacional, é preciso...
Vera N. Sou Licenciada em Biologia desde 2004, e desde essa altura apenas consegui 27 meses de trabalho na minha área, e todos eles enquanto bolseira. Ganho 745€, enquanto que um estágio profissional prevê o pagamento de 2xIAS. Sem regalias de trabalhador, pois a bolsa é um apoio à formação avançada e, supostamente, não serve para pagar as contas. Mas como pagamos as contas se o Estato de Bolseiro da FCT obriga a exclusividade? E como nos devemos sentir quando temos um contrato de bolsa por um certo número de meses e de repente a instituição que nos confere a bolsa nos diz que já não há mais dinheiro e terão de cancelar as bolsas? Quem nos protege? E quem sempre foi bolseiro mesmo que fique sem bolsa de um momento para o outro nunca terá direito a fundo de desemprego, e mesmo que pague Seguro Social Voluntário não terá mais que um subsídio por morte ou invalidez permanente, ou subsídio de maternidade. E se ficarmos doentes? Pelo trabalho que desenvolvemos pelo progresso do país deveríamos ser melhor tratados enquanto trabalhadores que na realidade somos.
Lino G. pelo fim da precariedade e por maior respeito por quem contribui para o conhecimento do país.
Solange P. Para evitar as avultadas despesas de manutenção de conta solicitei a domiciliação de "ordenado" junto do meu banco. O mesmo foi-me negado uma vez que não recebo um ordenado mas sim uma bolsa. Além disso a instituição onde desenvolvo as minhas tarefas de doutoramento (instituição de acolhimento) cobra, por refeição, mais 10% do preço tabelado para os funcionários, isto é, o mesmo que cobram a qualquer pessoa do exterior. Além disso cortou a todos os bolseiros o acesso ao serviço de medicina no trabalho da instituição no final do presente ano.
Ligia T. Apesar de doutorada pela Universidade de Oxford estou a auferir de uma bolsa para licensiados de 3 meses para poder garantir algum financiamento! Isto porque quis regressar a Portugal!!! A situacao tem de alterar para podermos mostrar como realmente podemos ser bons!
Duarte A. Ser bolseiro é o que me leva procurar outras oportunidades no estrangeiro.
Ana F. Chegou a hora de rever e dar prioridade ao esforço e merito de quem o possui e zela por todos nós, trata-se apenas de um direito que lhes assiste. Uma questão de bom senso!
Ana P. Está na hora de mudar estes estatutos em vigor que são uma vergonha para todos nós e para o nosso País! Quando um Bolseiro está abaixo das Donas de Casa (sim, porque estas têm direito a Baixa Médica e os Bolseiros não!!) segundo a Segurança Social é porque algo de muito grave se passa!!
José O. O crescimento económico terá como base o conhecimento!
maria l. concordo plenamente com os termos da peticao
Luz A. É inadmissível continuarmos a ter bolseiros de investigação a trabalharem nas instituições públicas como "pau para toda a obra". Infelizmente diariamente contacto com muitos destes bolseiros que se encontram nesta situação há mais de 10 anos.

Assinaram a petição
5 070 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição