Petição Vamos impedir que acabem com o TransPraia na Costa da Caparica

Para: Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e Câmara Municipal de Almada

Exma. Senhora Prof.ª Doutora Assunção Cristas, Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território

Exma. Senhora Maria Emília Neto de Sousa, Presidente da Câmara Municipal de Almada

A Costa da Caparica é hoje uma cidade e uma freguesia que difere do Concelho em que se insere, essencialmente pela sua economia dependente e baseada no seu enorme potencial turístico.

Esse potencial, cuja importância foi inegavelmente reconhecida no passado – como demonstram inúmeros documentos históricos, entre eles o estudo urbanístico efectuado pelo arquitecto Cassiano Branco, tem sido mantido à sombra de qualquer estratégia eficaz e adequada ao seu real desenvolvimento, numa tendência negativa em que em geral nada de novo se faz, o que se faz é mau e inadequado e o que havia de bom se perde.
Neste contexto, em 2007, a aplicação do Programa Polis à Costa da Caparica surgiu como uma autêntica “tábua de salvação”, já que pelo seu discurso nos levou a sonhar com um futuro melhor, banhado por uma estratégia real e virada para a sua actividade económica: o Turismo.

Concluídas as obras, o pouco cuidado na escolha dos materiais, a inadequação do projecto e dos equipamentos projectados à realidade da região e dos agentes económicos que paradoxalmente pretendia servir e o abandono a que foram votados após a inauguração, levaram-nos a temer o pior: o sonho deu lugar ao pesadelo.

E o pesadelo materializou-se e consolidou-se ao longo dos últimos cinco anos em que à degradação anterior se juntaram os erros da Sociedade Costa Polis na aplicação e gestão do programa, ameaçando agora o pouco que ainda resta dos traços culturais mais marcantes desta região/freguesia/cidade. Neste contexto é marcante a situação do mini-comboio que percorre os nove quilómetros de praia que separam a Costa da Caparica da Fonte da Telha, conhecido por “transpraia” (http://pt.wikipedia.org/wiki/Minicomboio_da_Caparica), único do género na Europa e talvez até em todo o mundo e que, por um eventual erro de avaliação, corre agora o risco de desaparecer. Em 2007 o programa POLIS afastou o seu ponto de partida em cerca de um quilómetro, das praias do centro da cidade (no desembocar da sua “rua direita” - a Rua dos Pescadores), para o final do paredão, ignorando este importante símbolo da região e gerando na empresa que o mantém activo quebras de receitas na ordem dos 60%.

Nós, os subscritores deste documento, um grupo de cidadãos - amigos e habitantes da Costa da Caparica, não representando aqui qualquer partido, ideologia ou credo religioso, mas tão somente uma vontade comum que é ver esta região elevada ao pedestal que merece, acreditamos firmemente que a Costa da Caparica, única pela sua beleza particular (reconhecida pela classificação como paisagem protegida), com uma das maiores extensões de areal fino e contínuo da Europa, devidamente orientada e enquadrada numa estratégia de desenvolvimento turístico sustentado, pode representar um potencial gerador de emprego e receitas para o país, mais importante do que a simples abertura de mais uma fábrica, ou a reactivação de uma região mineira.

Com base neste princípio, preocupados com o futuro e desiludidos pelos erros da implementação do Programa Polis, vimos pedir a V. Exas. que no âmbito das suas competências intervenham junto da Sociedade Costa Polis, no sentido da manutenção do ponto de partida do “transpraia” no seu local original, ou nesta impossibilidade, na sua colocação junto à actual lota/equipamentos de apoio à actividade pesqueira.

Petição Vamos impedir que acabem com o TransPraia na Costa da Caparica, para Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e Câmara Municipal de Almada foi criada por: Grupo independente de cidadãos.
Esta petição foi criada em 22 agosto 2012
1 374 Pessoas