Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Absolvição do militar Hugo Ernano (GNR) , condenado a 9 anos de prisão por matar criança que seguia num assalto com o pai.

Para: Ministério da Justiça

O Tribunal Criminal de Loures condenou a nove anos de prisão um militar da GNR local acusado de ter matado um jovem durante uma perseguição policial após um assalto em Santo Antão do Tojal.

Os factos remontam a 11 de agosto de 2008, quando o jovem de 13 anos foi atingido a tiro pelo militar da GNR Hugo Ernano durante uma perseguição policial a uma carrinha após um assalto a uma vacaria.

Além do menor, seguiam na carrinha dois homens, um deles Sandro Lourenço, o pai da criança, que estava evadido do Centro Prisional de Alcoentre.

A decisão final do coletivo de juízes, expressa no acórdão do julgamento, não foi unânime, mas sim maioritária, sendo imputado ao militar Hugo Ernano o crime de homicídio na modalidade de dolo eventual, que resultou, além da pena efetiva de prisão de nove anos, numa indemnização de 80 mil euros à família da vítima.

Por seu turno, Sandro Lourenço foi condenado a dois anos e 10 meses de prisão efetiva pelos crimes de resistência e desobediência, prestação de falsas declarações e de coação sobre funcionários.

Se acham que isto é justiça...não assinem...

Se acham que é uma injustiça prendermos policias que fazem o seu trabalho e ainda por cima têm de sustentar ladrões, assinem e partilhem o quanto puderem, pois ao menos a nossa indignação deverá estar presente e como cidadãos devemos também estar do lado de quem nos protege.
  1. Actualização #3 Razão fundamental desta petição

    Criado em terça-feira, 22 de Julho de 2014

    Informo que mesmo não sendo válida para efeitos judiciais, esta petição servirá para divulgar a injustiça sob este agente da autoridade e servirá como prova de solidariedade e indignação do povo português. Obrigada.

  2. Actualização #2 Factos

    Criado em terça-feira, 29 de Outubro de 2013

    Factos que todos temos de conhecer e ter a noção: - Tentativa de atropelamento de militar ( mesmo assim, o mesmo ficou ferido ) - Fuga a alta velocidade por uma zona onde existem muitos peões. - Disparos feitos com intenção de acertar nos pneus, quantos? dois, um acertou no pneu, outro na mala... sentido descendente. - Localização do rapaz que foi atingido: Chão da zona de cargas de uma Ford Transit. -havia uma arma, pronta a disparar, que foi vista na mão do passageiro, ao mostrá-la do lado de fora da janela. Arma essa apreendida pela Polícia Judiciária. Era uma Browning 6.35mm.

  3. Actualização #1 Militar vítima de ameaças de MORTE!

    Criado em terça-feira, 29 de Outubro de 2013

    "O Agente da GNR Hugo Ernano recebe ameaças de morte quase diariamente por telefone e pessoalmente",denuncia, em nome do seu cliente, Ricardo Serra Vieira, o advogado que tem defendido o militar de 34 anos condenado a 9 anos de prisão ,pelo Tribunal de Loures. (...) "Há dias ,desconhecidos foram a um estabelecimento comercial de familiares do agente e deixaram o recado de que o Hugo Ernano seria morto.", afirmou ainda o advogado. Noticia publicada no Jornal de Noticias.



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
104.795 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.