A favor da Praxe - Enquanto integração e transmissão de valores

Para: Exmo. Srº Presidente da República, Exmo. Srº Primeiro Ministro, Exma. Srª Presidente da Assembleia da República

Pretende-se com esta petição continuar com a praxe universitária, pois apesar dos incidentes do passado mês de dezembro, em muitas universidades do país, esta é utilizada como forma de integração, transmissão de valores, como o espírito de equipa, espírito de equipa entre outros, por isso assinem esta petição.

Porque ao contrário do que é dito pelos mídia a praxe académica não atenta contra os direitos humanos, pois todos têm liberdade de expressão, são tratados de forma igual e são respeitados física e psicologicamente.

Tal como na vida em sociedade e em qualquer raça animal estas regem-se por hierarquias, assim entre estudantes existem também hierarquias não colocando em causa a igualdade das relações interpessoais.

A praxe académica é uma tradição! Começou em Coimbra e expandiu-se ao resto do território nacional. Como em tudo na vida há pessoas que não sabem no que esta consiste mas não podemos punir todos os estudantes praxantes porque meia dúzia não sabe os limites de praxe!

Defendemos que a praxe deve continuar para que todos possam ver que não existem desastres por "culpa" da praxe! Não podemos avaliar todos os estudantes académicos do país por causa de um acidente.

A praxe baseia-se em jogos, em convívio, em amizade, em partilha de histórias e experiências! O traje académico foi criado para que não existissem diferenciações entre classes sociais, para que nenhum estudante se mostrasse mais "rico" do que qualquer outro. Hoje a praxe está associado ao traje académico mas este não serve apenas para praxar, usamo-lo em luto, em casamentos, em atuações de tunas, em aberturas solenes do ano letivo e nenhum destes momentos é praxe!

Exercemos desta forma o nosso direito a lutar por algo de que fazemos parte, que admiramos e que lutamos para manter. ASSINA SE ÉS A FAVOR!

Esta petição foi criada em 26 janeiro 2014