Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: A favor da Praxe - Enquanto integração e transmissão de valores, para Exmo. Srº Presidente da República, Exmo. Srº Primeiro Ministro, Exma. Srª Presidente da Assembleia da República

Nome Comentário
Joana S. Como estudante não me estou a integrar bem na universidade devido a falta de convívio com estudantes. Pelo que já falei com muitos colegas meus e sentem o que leva a problemas mentais.
Áurea B. DVRA PRAXIS SED PRAXIS
Sara S. Quem não vive a praxe não a pode avaliar. É simplesmente indescritível o espírito académico que rodeia os estudantes que respeitam e praticam a praxe, e que se orgulham de usar o traje. Sou estudante de Coimbra, e agradeço aos meus superiores por me terem incutido este espírito em caloira! A tragédia que infelizmente aconteceu com os meus colegas não deve, em termos praxísticos, modelar a praxe a nível nacional, porque não se trata de humilhação, trata-se de integração e de criação de afinidades! Às famílias dos "desaparecidos", os meus sentimentos. Sara Simões
Maria C. NEM TODAS AS PRAXES SÃO IGUAIS, NEM TODAS AS FACULDADES SÃO IGUAIS, NEM TODAS AS PESSOAS SÃO IGUAIS TEMOS PODER DE ESCOLHA ....
Elisabete C. A praxe faz com que valores que deviam ter sido ensinados quando eramos novos sejam postos em prática, a solidariedade, a entre-ajuda, o civismo, o respeito, e muitos outros valores, são postos em prática. A integração é muito mais facil, com a praxe. Os excessos devem ser punidos, a humilhação e o desrespeito já não faz parte do que é a praxe, e por isso, não é a praxe que deve ser punida e proibida, são as pessoas que são maus praxistas que o devem ser!
Ricardo S. A praxe académica é uma tradição! Começou em Coimbra e expandiu-se ao resto do território nacional. Como em tudo na vida há pessoas que não sabem no que esta consiste mas não podemos punir todos os estudantes praxantes porque meia dúzia não sabe os limites de praxe!
João S. é muito bonito opinar quando nao se vivencia
Francisco T. viva à praxe !
Inês F. As PRAXES são a nossa 2º FAMILIA
Ana S. "Nem tudo o que vem à rede é praxe!" - Faina UA
Ana F. 917974937
Vasco D. "Dura Praxis, Sed Praxis!" ORGULHO EM SER PRAXADO !
Dora S. Praxe = Integração!!
Andreia A. A cada pessoa que enquadra grupo académico, seja em que universidade for, é dada possibilidade de escolher se quer ou não participar nestas actividades académicas que nada de humilhante nem de negativo tem como andam por aí a comentar. Somos todos adultos e responsáveis pelos nossos actos e ninguém nos obriga a fazer o que não queremos ou não concordamos, se cometemos erros ninguém pode ser responsabilizado pelos mesmos e pelas consequências que daí advém.
Raquel B. Porque nem todas as praxes, nem todas as comissões de praxe são iguais.
Rúben F. Defendo a praxe por tudo o que ela me ofereceu, fez crescer e ainda fará.
Bruno M. Como caloiro nunca se senti humilhado pelas praxes e espero que continuem
francisca f. concordo
Lucas F. Assino a favor da praxe!
Márcia A. Aos que se preocupam em criticar a praxe, aos que só vêem os aspetos negativos da mesma lembrem-se que tudo na vida tem pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades mas acima de tudo lembrem-se que a praxe é feita de pessoas e que toda a comunidade praxista não tem ser massacrada com comentários negativos. O envolvimento na praxe é facultativo e acima de praxista somos pessoas, com vontades próprias, com atitudes, valores e princípios que se manifestam no nosso comportamento. Fazer parte da praxe foi das melhores escolhas que algum dia fiz.

Assinaram a petição
866 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição