Para: Ministro da Saúde, Dr Manuel Pizarro; Presidente ARS Centro, Dr Fernando Elísio Cravo; Diretor Executivo ACES COVA DA BEIRA, Dr Manuel Tomás Geraldes; Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Dr Paulo Fernandes; Presidente da União de Freguesias Vale de Prazeres e Mata da Rainha, Eng José Silva; Presidente da Freguesia da Orca, D. Maria da Ressurreição Saraiva

Os cuidados de saúde primários são um dos eixos fundamentais na prestação de cuidados de saúde à população. Constitui aliás uma das prioridades do atual governo, o qual assumiu o objetivo de proporcionar um médico de família a cada cidadão.

Desde Agosto de 2022, não existe médico de família, o que consideramos ser muito grave, ficando uma parte importante do território do concelho sem este serviço.

O território, envolve Vale de Prazeres, Quintas da Torre, Mata da Rainha da União de Freguesias, a maior do concelho do Fundão, com 73km² bem como a freguesia da Orca, Martianas e Zebras, com 55km².

128km². Um deserto em direitos básicos da população, em saúde!!! e não ficamos por aqui…

Assim, 1 201 utentes, dados de 2021 da União de Freguesias Vale de Prazeres e Mata da Rainha e cerca de 539 utentes da freguesia da Orca, Martianas e Zebras, encontram-se sem médico de medicina geral e familiar, vulgo médico de família, situação que é verdadeiramente preocupante e altamente lesiva de um dos direitos mais básicos da população.

Estes utentes, que correspondem a pessoas muitas delas envelhecidas e com os problemas de saúde associados à idade, estão assim privadas de recorrer ao seu serviço de saúde de proximidade.

E os jovens, e as pessoas em idade activa? Que alternativa lhes podemos oferecer?!

Desertificação??? É uma realidade que devemos e podemos inverter, se, o poder local se empenhar em fazer da sua região, uma região onde vale a pena viver, trabalhar, investir e disfrutar, por isso é urgente, é imperativo outro médico para esta região, onde se concentra infelizmente uma população idosa, hipertensa com muita gente em dependência do álcool e muitos precisando de acompanhamento psiquiátrico, entre muitas outras patologias.

Esta petição serve para que a população reinveidica o que é de direito. Ter médico de família, ter direito á saúde.

O mais perto que existe para acesso a uma consulta de medicina interna, é na "Consulta Aberta" no Centro de Saúde do Fundão que dista cerca de 40 quilômetros da localidade mais afastada.

O Movimento Renascer Vale de Prazeres & Mata da Rainha considera esta situação inaceitável, pelo que, está a convidar a população da freguesia bem com da freguesia vizinha, ambas do Concelho do Fundão a juntarem-se neste abaixo-assinado que reivindica a colocação urgente de um médico de família na Unidade de Cuidados de Saúde de Vale de Prazeres.

Ao abrigo do Regulamento Geral da Proteção de Dados informa-se que este documento será enviado à Administração Regional de Saúde da Região Centro, com conhecimento ao gabinete do Ministro da Saúde e à direção executiva dos Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira bem como ao Presidente da Câmara Municipal do Fundão e respectivos presidentes de Junta das localidades já referenciadas

É inaceitável que em pleno Sec. XXI ainda haja esta necessidade de criar uma petição pública para dar voz a quem não tem cuidados de saúde elementares.

Pela colocação de Médico de Família na Unidade de Cuidados de Saúde de Vale de Prazeres, Mata da Rainha_União de Freguesias e Freguesia da Orca, para Ministro da Saúde, Dr Manuel Pizarro; Presidente ARS Centro, Dr Fernando Elísio Cravo; Diretor Executivo ACES COVA DA BEIRA, Dr Manuel Tomás Geraldes; Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Dr Paulo Fernandes; Presidente da União de Freguesias Vale de Prazeres e Mata da Rainha, Eng José Silva; Presidente da Freguesia da Orca, D. Maria da Ressurreição Saraiva foi criada por: RENASCER VALE DE PRAZERES & MATA DA RAINHA.
Esta petição foi criada em 17 janeiro 2023