Por uma zona da Ricafé e das Comunidades onde as pessoas estejam mesmo em primeiro!

Para: Câmara Municipal de Bragança

Os moradores podem e devem pedir a satisfação de todas as necessidades urbanísticas. Todas as exigências seguintes são da competência da câmara tratar, pois parte das taxas pagas com os licenciamentos urbanísticos destinam-se a ser usadas para manutenção e para reforço das infraestruturas urbanísticas, e o espaço urbano do PDM tem que ser tratado pelo Município.

Durante anos, os moradores dos loteamentos da Ricafé e das Comunidades aguardaram pacientemente pela conclusão dos loteamentos previstos, pela conclusão das infraestruturas em falta e pela dignificação das suas propriedades, espaços de lazer e de habitação.

Vivemos mais de mil e quinhentos moradores nestes dois loteamentos e temos vindo a ser constantemente esquecidos e menosprezados pela autarquia. Está na altura de fazermos sentir o nosso descontentamento!

Assim, pretendemos:
1.º - A marcação das passadeiras em falta (como é exemplo a Avenida brigadeiro Figueiredo Sarmento) e a alteração das mesmas para passadeiras elevadas (agora algumas estão com os passeios meio rebaixados, outras nem marcadas estão!);
2.º - A marcação do estacionamento em espinha em toda a Avenida Brigadeiro Figueiredo Sarmento (uma parte está horizontal à via, uma parte está vertical e uma parte não tem nada, sendo toda a avenida de igual largura), de modo a que se consigam pelo menos uns 200 ou 300 lugares de estacionamento;
3.º - Exigir em todas as obras e loteamentos a previsão de 2 lugares de estacionamento público por cada fogo a construir em todos os lotes ainda por concluir, sem que possa ser substituído por compensação monetária à autarquia (e esta não efetuar os estacionamentos);
4.º - Concluir os arruamentos de serviço do loteamento 12/1998 junto à IP4, com a construção de um parque de estacionamento (na área agora com areão), com capacidade para 100 a 200 viaturas;
5.º - Implementar a redução da velocidade de circulação em todo o bairro da Ricafé e das Comunidades para 30 km/hora e colocação de semáforos de velocidade com limitação de 50km/h na Avenida Dinastia de Bragança e na Rua Dr. António Carmona e Lima;
6.º - Arranjo da faixa paralela à IP4 (agora está como zona verde no PDM), com a colocação de uma faixa arborizada em toda a extensão, de um passeio e de bancos de lazer (com a possibilidade de faixa de ciclovia), uma vez que tal intervenção é possível quer no PDM quer no Plano de Urbanização;
7.º - Realização de todos arruamentos previstos no Estudo Urbanístico da Ricafé, previamente à construção dos lotes, nomeadamente a conclusão da ligação da Rua Vilarinho Raposo à Avenida Brigadeiro Figueiredo Sarmento.
8.º - Criação de um campo de jogos num dos espaços ainda disponíveis na Ricafé ou, em alternativa, no espaço em frente ao cruzamento da Av. Brigadeiro Figueiredo Sarmento com a Rua Dr. António Carmona e Lima.

Está a ser constituída a Associação de Moradores da Ricafé e das Comunidades, que tudo fará para que estas reivindicações sejam atendidas e que os anseios dos moradores sejam valorizados, considerados e alcançados.

Vamos efetivamente colocar as pessoas em primeiro plano!

Esta petição foi criada em 02 setembro 2021