Petição Pela Continuidade do Hospital Bernardino Lopes Oliveira - Alcobaça

Para: Utentes do Hospital de Alcobaça

Utentes de Saúde dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré

Petição para manutenção da Unidade de Alcobaça e para a reestruturação dos cuidados de saúde dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré

Face às informações que circulam sobre a reforma dos serviços públicos da região Oeste e no âmbito das medidas aplicáveis à Unidade Hospitalar de Alcobaça, actualmente integrada Centro Hospitalar Oeste Norte (CHON), e considerando que:

1. As medidas que pretendem implementar, encerramento total ou parcial desta Unidade, terão um impacto dramático na saúde da população dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré pelo:
- Aumento do risco de vida e diminuição da sua qualidade, em doentes com AVC, enfartes do miocárdio e doentes poli traumatizados;
- Aumento de despesas com deslocações no regresso após alta, em consultas, em exames, na obtenção de medicamento de uso exclusivo hospitalar e em visitas;
- Diminuição da possibilidade de apoio a familiares internados;
- Continuação da inexistência de uma Unidade de Cuidados Intensivos ou Coronários no CHO a criar;
- Continuação da inexistência de internamento para a maioria das Especialidades no CHO agora previsto;

2. Está em causa a manutenção do Serviço Nacional de Saúde tal como está contemplado na Constituição da República Portuguesa, isto é, um Serviço de saúde universal, público, eficiente e tendencialmente gratuito, devido à inevitável e mais do que previsível incapacidade de resposta às necessidades dos cerca de 72 000 habitantes destes concelhos;

3. Esta incapacidade de resposta do sector público abre um caminho apetecível ao sector privado de saúde, pelo elevado nº de potenciais utentes que serão afectados, o que implicará uma discriminação no acesso à saúde por parte da população mais carenciada;

4. A prestação de cuidados de saúde na região, até à criação do CHON, foi reconhecida como de excelência e um modelo a seguir;

5. É possível o retorno a essa condição de excelência nesta região aproveitando os recursos ainda existentes ao nível de instalações, equipamentos e recursos humanos;

6. A actual gestão de recursos pode ser melhorada se forem tomadas medidas correctivas e alternativas de auto-suficiência e rentabilização da capacidade instalada;

Os signatários exigem a reavaliação da situação no sentido de:
- Manutenção em actividade plena da Unidade Hospitalar de Alcobaça;
- Possibilidade de referenciação dos doentes desta Unidade para o Hospital especializado mais próximo, ou seja, o Hospital de Santo André, em Leiria, que dista cerca de 20 minutos por contraste com os cerca de 60 minutos até Lisboa;
- Envolvimento dos Cuidados de Saúde Primários da região na definição e implementação de medidas que possibilitem a rentabilização dos recursos instalados e que simultaneamente aumentem a qualidade do serviço prestado aos utentes, através da cooperação, coordenação e de troca de informação de uma forma integrada e vertical;

e a marcação de (só será possível após criação da associação de utentes):
- Reunião com o Conselho de Administração do CHON com objectivo de obter informações sobre o futuro da Unidade de Alcobaça;
- Reunião com a ARSLVT com o mesmo objectivo e para apresentação de propostas para o sector de saúde na nossa região;
- Reunião com o Conselho de Administração do Hospital de Santo André, em Leiria;
- Reunião com a ARSC.

Esta petição foi criada em 04 março 2012