Aplicação do desconto Jovem no Passe Ferroviário Nacional

Para: Exmo. Senhor Presidente da Assembleia da República;

Após a adição de mais serviços ao Passe Ferroviário Nacional, o mesmo passou a servir cada vez mais os utilizadores da ferrovia portuguesa. No entanto, o custo de 49 (quarenta e nove) euros mensais é um valor que pode limitar o seu acesso às gerações mais novas, como também para as famílias que queiram viajar em conjunto.

De modo a poder promover a utilização da ferrovia portuguesa junto das gerações mais novas, proponho que possa ser aplicado o desconto jovem, que equivale a um desconto de 25% (vinte em cinco por cento) no preço da subscrição mensal do Passe Ferroviário Nacional.

Estes são os valores atualmente praticados pela Comboios de Portugal, EPE (CP) nas restantes assinaturas vendidas pela própria. Em que todos os clientes com menos de 25 anos de idade (inclusive) têm acesso à Assinatura Jovem CP ou Flexipasse Jovem, que lhes confere uma redução do preço de aquisição desses mesmos passes de 25% do valor original. Sendo que a assinatura do Passe Ferroviário Nacional é atualmente a única subscrição sem desconto Jovem.

Assim sendo, e de modo a promover que estudantes deslocados, jovens trabalhadores, jovens que queiram explorar o seu país de comboio, como também famílias que queiram viajar em conjunto possam poupar nas suas deslocações de comboio: proponho a que todos os clientes com menos de 25 anos (inclusive) possam pagar apenas 36.75€ (trinta e seis euros e setenta e cinco cêntimos) pela subscrição mensal do Passe Ferroviário Nacional.
(este valor poderá alterar-se caso o custo base da subscrição mensal do Passe Ferroviário Nacional seja alterado)

Esta medida não só poderá promover a que mais utilizadores assinem o Passe Ferrovário Nacional, como também permitir uma redução das despesas mensais dos estudantes deslocados, jovens trabalhadores e famílias em geral.

Esta petição foi criada em 15 janeiro 2024