Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Parque de Estacionamento EMEL junto ao ISCTE-IUL: utentes exigem respeito e transparência

Para: Câmara Municipal de Lisboa; Reitoria da Universidade de Lisboa; Reitoria do ISCTE -IUL; EMEL


Em Janeiro de 2012 o Parque de estacionamento junto ao ISCTE-IUL passou a ser gerido pela EMEL e, ao contrário do que sucedia no passado, o estacionamento na rua passou a ser pago. O período que antecedeu o início da nova forma de organização do estacionamento na cidade universitária foi conturbado. Em primeiro lugar, a EMEL classificou como zona amarela a zona de estacionamento de rua na cidade universitária (i.e. com um preço relativamente elevado comparando com outras zonas da cidade). Em segundo, embora ainda não existissem informações ‘oficiais’ sobre o preço a pagar no Parque de Estacionamento, corriam rumores que a assinatura mensal seria bastante mais cara do que o que vigorava até então (que era de 1 euro por dia, prefazendo cerca de 22 euros ao final do mês).

Face a esses rumores, os estudantes e restantes funcionários do ISCTE-IUL protestaram contra estas alterações. Com vista a solucionar o problema, a EMEL recuou nas suas intenções. Re-classificou o estacionamento na rua para zona verde (com preços mais acessíveis), definiu uma assinatura mensal no valor de 25 euros e os bilhetes diários de entrada no parque ficaram com o valor de 2 euros (para alunos e funcionários). Face a estas alterações, a comunidade aceitou as novas regras e a situação resolveu-se.

Entre o final do ano lectivo e o início do novo ano lectivo a EMEL decidiu fazer um ajuste de contas com a comunidade. Grande parte das pessoas que não renovaram a sua assinatura durante o mês de Agosto (mês em que as universidades estão paradas e a maioria de pessoas está de férias) perderam o direito à assinatura. Por outro lado, os novos alunos e funcionários que pretenderam fazer assinatura no início do ano lectivo confrontaram-se com a resposta de EMEL: 'as assinaturas estavam esgotadas'. Este facto deixou todas as pessoas de surpresa, tendo em conta que quando essa informação era dada (início de Setembro), os utentes verificavam que o parque estava vazio. No fundo, a EMEL restringe o número de assinaturas para poder fazer mais dinheiro com os bilhetes de utilização diária (em vez de 25 euros as pessoas passaram a pagar 44 euros mensais). Num momento em que os portugueses passam por tantas dificuldades exige-se maior respeito pelas pessoas.

Esta situação agravou-se com o início das aulas, tendo em conta que muitos funcionários (que passam longas horas no ISCTE-IUL) deixaram até de conseguir encontrar lugar no Parque de Estacionamento, tendo em conta que os bilhetes diários esgotam o parque. Esta situação torna-se insustentável. Em primeiro lugar, pagar 44 por mês de parque é um exagero. Ainda para mais, ter de pagar 8 euros por dia no estacionamento na rua torna-se impossível.

Face ao que está exposto em cima, os abaixo-assinados exigem:
1. Saber exactamente quantas assinaturas existem actualmente activas no Parque de Estacionamento.
2. Exigir que o número de assinaturas seja aumentado até ao número total de lugares no parque de estacionamento, tendo em conta que o Parque é definido como local de estacionamento de longa duração. Quem vem todos os dias para o ISCTE-IUL tem de ser respeitado, porque de outra forma torna-se impossível pagar os valores actuais.
3. Garantir que todos os funcionários, alunos e demais pessoas que comprovadamente se deslocam e permanecem no ISCTE – IUL diariamente e a tempo inteiro têm acesso a algum espaço de estacionamento mediante custos razoáveis. Como é sabido, não existem alternativas de estacionamento nas redondezas, pelo que todos aqueles que se deslocam de automóvel para o seu local de trabalho/estudo, precisam de estacionar neste espaço ou numa alternativa viável.
4. Se se verificar que o número de assinaturas ultrapassa os limites do parque de estacionamento, exigimos que se deixe de pagar no estacionamento na rua, tendo em conta que esse estacionamento deixa de ser para estacionamento de curta duração.
5. Exige-se a criação de um sistema eficiente de espera por assinaturas, i.e. quando são abertas assinaturas elas deveriam ser prioritariamente canalizadas para as pessoas que já se inscreveram numa lista de espera. Não pedimos muito, apenas organização. Infelizmente, para tratarem mal os clientes (como o fazem os funcionários, respondendo mal às pessoas), não falta empenho. Pedia-se mais empenho em organizar o Parque de Estacionamento.
6. Perante declarações desta natureza “Dantes a EMEL não dava lucro, mas este ano registámos os melhores lucros semestrais de sempre, que atingiram 1,5 milhões de euros até Junho e deverão chegar aos dois milhões no final do ano” do Presidente do Conselho de Administração, Sr. António Júlio A. de Almeida, em Agosto de 2012, e perante os lucros estratosféricos de 2011 constantes no Relatório e Contas de 2011 da EMEL ("os resultados líquidos finais, após impostos, situaram-se em 929 milhares de euros, assinalando um aumento de cerca de 73% em relação a 2010") decidimos que este inquietante e recorrente fenómeno de agravamento das desigualdades tem de parar já!



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 27 setembro 2012
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
529 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.