Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição Contra a instalação na Rua de Lisboa do edificio do Grupo Pestana, contra a localização da Central de Camionagem de PD e contra o favorecimento de tal edificação pela Câmara Municipal de PD

Para: Assembleia Legislativa Regional dos Açores

Os munícipes e moradores das ruas de Lisboa, Tavares de Resendes, Vila Nova de Baixo, Rua dos Capas, Largo 2 de Março e todas as demais ruas que circundam o local, bem como os utentes das creches locais, estão contra a intenção da edificação neste local de tal edifício descomunal e contra a situação de favorecimento da construção da Central de Camionagem no mesmo sitio.
Estamos inteiramente a favor do chumbo, do qual só agora tivemos conhecimento efectivo, através dum órgão de comunicação social. Estamos a favor da decisão da Direcção Regional da Cultura.
O empreendimento que a Câmara Municipal de Ponta Delgada pretende fazer crer que é só no antigo Ringue do União Sportiva, não é verdade, tal espaço não comportava o divulgado na maqueta do Jornal Açoriano Oriental, mas sim em toda a área que era propriedade da Fábrica de Cervejas e Refrigerantes João Melo Abreu. Tal edifício seria uma barreira arquitectónica que iria colocar todo o casario existente circundante, desde a Rua de Lisboa a todas as traseiras das casas da Rua Tavares de Resendes, bem como de duas creches de grande valor existentes na área. A conjugação da volumetria, bem como a concentração de gases, iria provocar danos na saúde das crianças das creches, bem como dos cidadãos de toda esta parte histórica da cidade de Ponta Delgada.
Para esta zona adequa-se qualquer coisa compatível com a preservação do Ambiente e respeitabilidade do Coliseu Micaelense, do Convento da Esperança, Igreja de S. José, Campo de S. Francisco e todo o Património histórico, que ficariam completamente degradados com o óxido de carbono lançado pelo volume de tráfego pesado na zona.
Perguntamos nós onde está o Estudo de Impacto Ambiental bem como o estudo de circulação viária desta zona. Tal aglomeração de tráfego pretendido, seria um autêntico atentado à inteligência dos cidadãos desta cidade que utilizam a Rua de Lisboa e outras ruas que desaguam nela que ficariam completamente bloqueados nas saídas das suas residências para os seus locais de trabalho, bem como bloquearia também os utentes das creches locais.
Não é criando uma Central de Camionagem neste local que se vai dar mais importância ao Largo 2 de Março!
Não é verdade que a Central de Camionagem vai trazer mais clientes para o comércio existente nas redondezas, porque a Câmara diz e contradiz-se no Panfleto e no Jornal, veja-se que no Jornal diz que irá existir comércio dentro do edifício, o que na realidade iria retirar clientes ao comércio de restauração que existe nas redondezas.
Alem disso, no Panfleto e no Jornal, o circuito automóvel verifica-se que é contraditório, a Rua Lisboa passaria a ter outro sentido de rodagem e não aquele que a Câmara quer fazer passar no Panfleto entregue aos moradores daquela rua.



Os cidadãos desta área de Ponta Delgada, bem como outros interessados na mesma, acham que a Edilidade não está a agir em defesa do Património Histórico e a preservação do mesmo, mas sim com esta atitude afastar todos os poucos habitantes que residem neste Centro Histórico.
Em panfleto entregue aos munícipes a Câmara Municipal de Ponta Delgada, não diz a verdade. Apenas tenta enredar o assunto porque nunca o apresentou correctamente pois sabia de antemão que, quer moradores, quer todo e qualquer munícipe depois de saber a verdade iria ficar contra.
Veja-se a verdade:
Fique claro que o estacionamento previsto seria privado, consequentemente pago e só para alguns, privilegiando quem iria residir no empreendimento e quem lá tivesse comércio, em detrimento de quem vive e tem comércio nos edifícios adjacentes.Com a agravante de que a Câmara Municipal de Ponta Delgada, pretende proibir todo o estacionamento que existe actualmente na Rua de Lisboa, obrigando a parquear no que seria o novo edifício.
Também é bom frisar que os autocarros iriam cruzar a Rua de Lisboa, vindos da Avenida Roberto Ivens, provocando grande congestionamento de tráfego em toda a zona.
Ficariam a perder todos os moradores e todos os comerciantes da zona.
Apelamos a todos que digam não às mentiras da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Esta é a VERDADE intrínseca da situação que a Câmara Municipal de Ponta Delgada não pode negar.
Vejam-se as consequências deste projecto, se o mesmo passasse.
Não queremos que ninguém nos acuse de Velhos do Restelo, nem de alguma Partidarite, da qual nos desvinculamos, trata-se apenas duma realidade visível a qualquer cidadão.
Perguntamos também como iriam ficar as Festas do Senhor Santo Cristo tão relevantes naquela área, em termos de Regulamento de Tráfego?
É o atrás mencionado que a Câmara Municipal de Ponta Delgada, pretende aprovar e que está na sua intenção, no projecto que podemos provar a qualquer momento. Foi isto que foi chumbado já por mais que uma vez pela Direcção Regional da Cultura por se tratar duma completa aberração e não da defesa do Centro Histórico daquela zona.
Os Peticionários estão a assinar este documento, convictos da justeza da mesma que é de compreensão fácil verificar, toda a nossa razão.


Ponta Delgada, 15 de Fevereiro de 2010





Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 03 Março 2010
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
393 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.