Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
Rui M. Abaixo a aberração que foi feita contra a nossa lingua Portuguesa.
Gisela . Viva a língua portuguesa
João G. Não sou por nem contra nada em absoluto. Se sou contra o chamado "Acordo" Ortográfico é sobretudo porque o acho incoerente e baralhante. Adaptar a língua escrita à pronúncia ou a outra coisa? Admito - desde que se garanta coerência e clareza. Mas, se, por qualquer motivo (e há muitos), as excepções e as coisas não explicadas são muitas, então mais valia não estragar o que havia e que não causava dúvidas. Querem mesmo a adaptação à pronúncia? Comecem, então, por exemplo, por cortar o "h" inicial, como fizeram os italianos: talvez "omem" (v. "uomo"), "oje" (v. "oggi"), "ábito", "aver", "íbrido", "ora", etc., etc. Que eu saiba, em português não há "h" aspirado... Acham que seria de mais e preferiram parar a meio do caminho? Essa, sim, é a pior das incoerências, assumindo que há coisas que mudam porque sim e outras que não mudam porque não. Isto nem sequer é argumento, mas, na melhor das hipóteses, apenas um arre!-gumento.
Ana R. NÃO AO ACORDO ORTOGRÁFICO A Língua Portuguesa não é esta ...
Joaquim G. Este acordo é a arrogância da ignorância...
Vitor P. Perfeitamente de acordo com o fim imediato deste autêntico 'aborto ortográfico' .
António M. Urgente anular medida que destrói a língua portuguesa. Não tem qualquer nexo e é aberrante.
Luis C. Plenamente de acordo
Antonio R. " A minha Pátria é a Lingua Portuguesa"
Francisco L. Sou portugês de gema, não sou brasileiro, aindei mutos anos a aprender o português na escola, a estes senhores que querem adulterar a nossa lingua só lhes faltam as penas para serem BURROS.
José M. Não aceito o AO. Sempre escreverei como aprendi.
Luís B. Não adoPto. Ponto. Lamento que já haja uma geração a terminar o secundário e que já se sinta incomodada com as consoantes da grafia correCrra. Mas é um facto
António F. Serbportuguês
Joao M. O AO90 é um erro crasso e grosseiro. Tem de ser eliminado.
Albino F. 100% em desacordo c/ o AO90 ...
Pedro B. Acabem com (des)acordo ortográfico. Eu não concordei com nada nem reconheço às pessoas que "acordaram" qualquer autorização para acordar seja o que for em meu nome.
joao q. Deixemos nossa língua evoluir por si própria, não necessitamos de códigos idiotas para atrapalhar a sua evolução.
Humberto R. O Acordo ortográfico é uma aberração, cujo valor não vai além de colorir os textos do Word, com o sublinhado vermelho das palavras, supostamente, erradas.
Luís J. o presidente da república "prometeu" rever a situação...até hoje!
Francisco F. Eu continuo a escrever tal qual como aprendi.

Assinaram a petição
22.756 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição