Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
Margarida C. Lamento triste e desiludida este acordo/erro crasso e ofensivo para a Língua Portuguesa. Ainda mais quando a nossa língua é tão rica, genuína e fomos nós a colonizar, não podemos regredir... não aceito em mim energia/estado de espírito de revolta, porém, sinto-me indignada e profundamente triste com este acordo. Não o uso ou usarei jamais nos meus manuais de formação. Façam alguma coisa sff relativamente a este sério assunto.
Helto F. Este acordo só está bestificando a população!
Veríssimo R. "A minha Pátria é a Lingua Portuguesa" e eu não quero deixar morrer a minha Pátria por interesses de negócios. A Pátria não é vendível !!!
Gomes J. Concordo
M+ario M. Obviamente, NÃO AO ACORDO.
Eduardo S. Nãp posso aceitar este (des)acordo
Sofia M. Este acordo é uma verdadeira afronta à língua portuguesa!
Aida C. O novo acordo da lingua portuguesa viola o fundamento da semántica e por este motivo nao se justifica.
Licinia S. Sou contra o acordo ortográfico desde quando facto é fato quero os meus netos a falarem a nossa língua e não a Brasileira haja RESPEITO pelo que é nosso
Joaquim O. NUNCA HOUVE ACORDO... O ÚNICO QUE HÀ É UM DESACORDO...!!! POLÍTICOS VERGONHOSOS! Voltem para a Escola, seus INCOMPETENTES... !!! Voltemos a escrever português... Sou professor e, lamentavelmente, agora já nem sei nem como ensinar a ler..:! Devo ler redator Com a sílaba "da" aberta ou fechada??? Se é aberta, como vamos ler a palavra falador? abrindo a vogal na sílaba "da"???
Paulo G. O que está implementado em Portugal é tudo menos um acordo, é um simples desrespeito pela nossa língua mãe!!!
Ana T. Prof. Padre Fernando Cristóvão assinou de cruz o que o amigo Malaca Casteleiro lhe deu, sem saber o que se tratava de todo!!!!
Sergio L. Recuso-me a passar de espectador a espetador, a aceitar ação (assão) em vex de acção. É lamentável: 1. Que as sumidades que inventaram o AO não se tivessem perguntado porque razão o inglês, o francês e o castelhano não vêem essa necessidade. 2. Não tivessem intendido que nos PALOP se abrem naturalmente as vogais e em Portugal não 3. Que as línguas, depois de exportadas são influenciadas por particularidades das culturas onde se estabeleceram, particularidades essas que podem e variam de local para local e nos são estranhas. Finalmente, não adopto um AO que assassinou a Língua de Camões, até porque me não faz confusão nenhuma que os outros a falem como intendem. Uma vez exportada, pertence ao país importador. Vivi quer em Inglaterra, quer nos Estados Unidos e quando fiz a transição não tive grande dificuldades de adaptação à nova pronúncia e novo vocabulário.
maria s. Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990
Joao M. Viva a Escrita Portuguesa . Se este acordo não fôr suprimido , começarei a escrever o português do século XIX que meu avô ainda escrevia . Assim serei um homem de outro tempo e com outros valores .
Paula A. A língua portuguesa é riquíssima, não tem que ser adaptada ao Português do Brasil tal como o Português do Brasil não tem que ser adaptado á língua mãe o Português! Existem palavras no Português do Brasil que para nós Portugueses não têm o mesmo significado, bem como na língua mãe existem palavras que não fazem sentido para os brasileiros, também vão ser alteradas? E os outros países de língua oficial portuguesa? Porque motivo não foram incluídos no AO? Dois pesos e duas medidas? Ou o AO foi criado apenas e só para agradar ao governo brasileiro? Estão a desvirtuar a Língua Portuguesa e isso é inaceitável!
João A. Inteiramente de acordo com a petição para que as instituições nacionais voltem à correcta ortografia da língua portuguesa e olvidem esse abastardado escrever que nos foi imposto.
MARIA S. Eu concordo inteiramente com esta petição.
Serafim A. Esse acordo ortográfico é uma palermice de todo tamanho.
Guilherme I. Pesquisador universitário, Brasil

Assinaram a petição
23.059 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição