Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
António B. Eu estou determinantemente contra este AO/90. Decreto feito por analfabetos a troco de benefícios particulares. Está na hora de o povo acordar e insurgir-se contra este assassinato, para bem da integridade do País.
Antonio M. De acordo contra o "dito" Acordo Ortográfico!!!!
José . Sou contra a alteração efectuada pelo governo afim de alterar a nossa língua portuguesa
Vitor V. Completa aberração deste desplante originado em Conselho de Ministros e transformado em acordo quando não há qualquer acordo nem deve haver para transformar uma língua.
Joaquim F. 1000 gramas não passam a 999 por decreto, um litro tem dez dl e nunca passarão a 9, 9 dl por decreto, porque cargas de água a língua tem de mudar porque meia dúzia de pseudo-inteligentes podem mudar o que não se pode, sem autorização do povo? Só um referendo com participação massiva estaria à altura de o fazer.
Aires M. Não ao acordo ortográfico
Ana T. Ignoro, completamente, o (des)acordo ortográfico. Continuo a escrever de acordo como aprendi. Nunca adulterarei a minha língua materna! Mas nunca mesmo nem que seja a única a fazê-lo!
Maria A. Estou completamente de acordo com a petição.
Luis M. O acordo ortográfico representa uma traição à pátria cultural que Portugal tem com enorme riqueza. Não faz absolutamente nenhuma falta e só rebaixa o que temos de valor. Não precisamos de reflectir o mesmo de outros povos dos Palop para termos mais em comum ou sermos mais aceites de alguma forma. Estamos a enganar-nos a nos mesmos e a roubar a herança cultural dos nossos filhos e netos. Não faz sentido nenhum e tem de acabar. O mais cedo possível!
Luis S. "inútil, ineficaz, secretista, prepotente, irrealista, infundamentado, desnecessário, irresponsável, prejudicial, gerador de instabilidade e inoportuno"...
Isabel J. Contra o Acordo Ortográfico
Ilda . Sou contra o novo acordo ortográfico
Nelsom M. Sou contra o “Acordo Ortográfico” de 1990
José S. Defenitivamente contra essa aberraçao do (des) acordo ortografico
Alberto A. Portugal, é que descobriu o Brasil, e não o contrário. Acabem com a porcaria desse acordo. Hei-de escrever sempre, tal e qual como aprendi.
joão m. Temos de uma vez por todas, deixar de assasinar a nossa lingua e assumirmos a nossa identidade nacional
Teresa . É tao absurdo e sem nexo que isto já deve cgegar.
Maria d. Amo a minha língua ,rica como nenhuma outra.Não vamos deixar adulterá-la
Maria M. Sou totalmente contra. Não vejo sentido algum nesse acordo ortográfico. Nunca devia ter acontecido.
José S. Sim ,estou de acordo que o A.O. seja revisto, ou então ao passado,eu não estou a utilizar o novo acordo , escrevo sempre como aprendi a fazê-lo

Assinaram a petição
22.249 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição