Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Cidadãos contra o “Acordo Ortográfico” de 1990, para Senhor Presidente da República; Senhor Presidente da Assembleia da República, Senhores Deputados; Senhor Primeiro-Ministro, Senhores membros do Governo; Meritíssimos Senhores Juízes dos Tribunais. Aos Portugueses; Funcionários públicos; Escolas públicas, particulares e cooperativas, e respectivos Professores e Alunos; Universidades; Editoras. Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Academia das Ciências de Lisboa; Instituto de Linguística Teórica e Computacional; Instituto Camões; Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A.. A todas as restantes entidades públicas e privadas

Nome Comentário
Joaquim S. Contra AO90
Ana R. Nunca concordei! Quem levou o português para os países que descobriram? Porque motivo temos que falar e escrever portuguesabriseilado ?
Ana S. simplesmente aberrante.
Jorge A. Devemos defender a nossa lingua. É o nosso património, o nosso passporte, a nossa marca. Nâo impede de fazermos bem as coisas. A exemplo vejam o impacto e o trabalho que fazem os espanhóis. O Instituto de Cervantes é uma embaixada, uma porta de divulgaçâo, de penetraçâo ...sem perder nenhuma senha de identidade.
Dulce B. Em defesa da Língua Portuguesa
Paulo N. Nunca vi nenhum país,á excepçao do nosso,que abdicasse,do seu parrimónio linguístico,em favor de dialectos
Nuno B. Paremos com a destruição da língua portuguesa!
Maria M. Nunca estive de acordo com está tolice.
fausto o. O Português deve ser sempre original, os outros que se adaptem...
José F. Impõe-se a eliminação desta humilhação!!!
Maria M. A evolução da Língua, quer por via erudita, quer por via popular, dispensa resoluções de ministros néscios que destruam o nosso património linguístico e o divorciem da etimologia, lançando o caos, como bem o conseguiram. Assumam a asneira e revoguem este dislate. A Língua não é mercadoria. Não está à venda!
Luis M. Revogar o AO, quanto mais cedo melhor.
Nuno C. É impreterível revogar um acordo que ninguém quer, porque ninguém pediu nem ninguém precisa. Se a intenção era unificar, debalde, ainda piorou, só criou mais divisões e trapalhada. Mate-se o monstro enquanto é tempo, antes que a língua portuguesa fique toda fracturada, sem regras, sem leis, sem rei nem roque, cada um por si arbitrariamente!
Luis S. O Conhecimento, e o direito patrimonial, sobre a Língua Portuguesa são exclusivos do Povo Português, e corresponde a uma componente Constitucional sobre o seu direito à Auto determinação enquanto Povo. Não cabe ao Poder Político, nem Poder Científico, nem ao Poder Económico, usurparem por um objectivo Abuso de Poder o Direito que a Lei, e a Constituição, lhes Confere. E de acordo com a entropia gerada com a implementação do dito AO90 ficou claramente provada a incompetência por quem ditatorialmente o tentou impor, bem como os interesses poucos claros dessa tentativa.
Ernesto R. A Língua é dos Portugueses e não dos neo-liberais do tipo dos que por aqui apareceram para (des)governar a finança. Eles, já têm a sua língua, monótona, monocórdica e desprovida de qualquer valor.
Fernando D. Quantas mais petições vão ser necessárias para pôr fim a esta bandalheira?
Artur C. Acabem com o acordo já !!!
Paulo S. Causa Justa. Devolvam-nos a nossa língua!
joaquim d. O chamado acordo ortográfico retira e esconde a base cultural e histórica da nossa língua. Empobrece-a. Desvirtua-a. Desfigura-a.
Cláudia C. A Língua é um organismo vivo, não necessita de Acordos ortográficos para evoluir. Simplesmente tem de evoluir naturalmente.

Assinaram a petição
24 816 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição