Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo fim da propina no Ensino Superior, para Presidente da Assembleia da República, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Grupos Parlamentares

Nome Comentário
Maria S. Pelo fim das propinas. Pela progressiva gratuitidade do ensino superior público.
André V. Penso que a educação deveria ser gratuita pois isso traria mais desenolvimento ao País e competências intelectuais num conjunto, mais conhecimento, trabalho emprego aumento da produtividade, etc..
Aires E. Um ensino gratuitos para todos os estudantes. Pelo ensino gratuito!
Catarina C. Um direito de todos, propinas gratuitas em todo o ensino superior público!
Ana R. Fico feliz por poder contribuir para um movimento que está a lutar por algo que não devia ter sido restituído. A Educação Pública está disfarçada pelas bolsas que dizem atribuir a jovens necessitados em termos económicos na Universidade, pois muitas das vezes essas bolsas não chegam nem para metade das despesas que estes enfrentam só para a frequentar. Se a Educação fosse pública não haveria a seleção de acordo com o Capital Económico, que leva à segregação de jovens que pela ausência deste são deixados para trás. Esperemos que no Futuro a propina seja realmente cancelada e que dê a todos a oportunidade de ingressar no Ensino Superior.
Mário V. A educação é um direito.
Ana F. É muito triste haver pessoas que realmente querem estudar e não podem porque não têm dinheiro e têm que se sacrificar a dividir os esforços para trabalhar não tendo tanto rendimento posteriormente na faculdade. A bolsa muitas vezes é uma farsa , havendo casos que quem não necessita tem direito
Paulo A. O dinheiro que se gasta a mais com os deputados (viagens,sub de deslocaçoes e ourtos) dava para as proprinas.
Guilherme M. Acho bem! Se metem milhões nos bancos e se o estado gasta 330 a 400 milhões por ano com o ensino superior o dinheiro que meteram no bpp, bpn, bes, banif, montepio dava para quase 10 legislaturas de propinas
Maria F. Concordo com o fim do pagamento das propinas. O direito a educação é um direito que tem de ser gratuito como muitas das universidades europeias. Afinal pertencemos à União europeia.
Bernardo P. Como trabalhador-estudante com casa para sustentar - subscrevo 100%.
Mara R. Porque o ensino devia ser gratuito.
Bárbara F. Recentemente li que apenas 1/3 dos adolescentes estavam a ingressar no ensino superior. Seria bastante aliciante um ensino superior em que as propinas não fossem uma preocupação e toda a gente tivesse direito a uma educação!
Paula S. Se a Escócia consegue ter acesso ao Ensino Superior sem propinas, não me venham com tretas dizer que não é possível.
Daniel F. A eduçao é um direito de todos.
Micaela N. Já chega de pagarmos para termos ensino! Além de ser um absurdo a quantia paga, muitas das vezes não temos as condições devidas.
Rita A. Necessário.
Gabriela L. É irónico que se diga que a educação é para todos, que se trabalha para promover a igualdade e oportunidades para todos, quando ultimamente o ensino universitário parece estar mais como um capricho (para quem o pode pagar) do que uma opção para quem queira dar seguimento à sua formação. É irónico ouvir a sociedade criticar os que não prosseguem para o ensino superior sem sequer parar para pensar, que talvez aqueles jovens em questão fossem alguém com muito para oferecer mas ficaram barrados pelas suas condições financeiras. E por favor não digam que é para isso que existem as bolsas escolares porque isso não chega a todos, muitas vezes os jovens não têm como pagar propinas mas não querem desistir da sua graduação e aventuram-se a trabalhar e a estudar ao mesmo tempo. Os resultados são óbvios, quebrar psicologicamente durante esta maravilhosa prática, quebrar psicologicamente após esta maravilhosa prática. Ou até conseguir superar isto tudo, acabar o curso sem dívidas mas com avaliações que ficam aquém do esforço feito. Mas também acontece não haver balanço entre emprego e estudos, o curso demorar mais tempo e ficar-se com dívidas na mesma. Tornem o Ensino gratuito por favor.
Rui M. Em Portugal, num contexto económico de salários baixos e precariedade, o pagamento de propinas são claramente um factor de exclusão social e marginalização de muitos jovens estudantes!
Rafaela C. Nem todas a pessoas têm familiares que os possam manter para estudar, em casos de pessoas como eu trabalho para ter a mínima qualidade de vida e por muito que queira prosseguir com o ensino superior o dinheiro não dá para tudo, não deveríamos ter de disputar por bolsas de estudo, pois educação nao deveria ser um privilégio quando é um direito de todos.

Assinaram a petição
660 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição