Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Pelo fim da precariedade no Ensino Superior e Ciência, para Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Primeiro-Ministro, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Deputados da Assembleia da República

Nome Comentário
Cathy B. Investigadora auxiliar desde 2000 em Portugal, com 12 anos de bolsa de investigação e apenas 1 contrato de investigadora "jovem" de 5 anos. Alem de ter um salario paralisado há 17 anos, e um poder de compra em queda cada ano, estou sempre muito preocupada com o futuro próximo da minha familia com a angustia de não conseguir mais un contrato a seguir.
Paulo M. Sou Bolseiro de Investigação há mais de 7 anos (para além de investigador, o meu trabalho cruza o de secretariado, todos sabemos que os contratos de bolseiro também são usados como forma de manter pessoal que não faz parte dos quadros mas é essencial ao funcionamento dos Centros e Escolas). Todos os anos tenho enfrentado o medo do desemprego pois os contratos são precários, a avaliação aos Centros I&D complicaram ainda mais. Tenho 30 anos, quero ter uma vida estável e suportar uma família, mas neste contexto em portugal é muito difícil. Esta instabilidade também afeta a qualidade do meu trabalho, pois acabo por perder mais tempo a pensar no meu futuro e opções fora de portugal do que a trabalhar no que gosto com concentração. Ao fim de 7 anos como bolseiro, olho o meu futuro com maus olhos, pois o sector privado desvaloriza imenso um currículo académico, sinto que perdi 7 anos a investir numa carreira que pode não ter futuro, dependente da sorte e da boa vontade dos governantes. Bastava estabilidade e confiança para tudo ser diferente e melhor. Bastava ter acesso a ADSE e ser protegido pelo centro de emprego como um trabalhador normal. Se o contrato termina deixo de ter futuro.
Daniela S. É urgente que o nível de responsabilidade do governo em relação aos docentes do Ensino Superior em situação precária seja tão elevado como a responsabilidade que os mesmos têm demonstrado, respondendo todos os dias às exigências cada vez maiores impostas às instituições pelo próprio governo e pela evolução dos tempos.
Vanessa S. 100% apoiaste de iniciativas que promovam a qualificação e o respeito daqueles que trabalham e contribuem para o país e bem comum, através da ciência e da investigação. Não podemos crescer, nem evoluir, nem tão pouco pedir às pessoas que invistam em educação, sem mostrar que somos um país que reconhece esse investimento, que trata bem e diferencia quem se compromete com a aprendizagem e com a ciência.
Eduardo F. Naturalmente que sou contra a precariedade no emprego, especialmente nas instituições públicas. A precariedade que atinge fundamentalmente aqueles que estão nessa situação, é também um grave problema para as instituições e para a sociedade em geral. Ninguém ganha com a precariedade. E mais do que isto, a precariedade fere gravemente o principio da igualdade de oportunidades, direito constitucional.
Mário V. A precariedade é um dos problemas que afetam gravemente a carreira do ensino superior. Porém, só será resolvido quando se olhar, e legislar, para a carreira como um todo.
Vitor M. O respeito pelos docentes e investigadores do ensino superior terá que ser reposto, chega de demagogias!
Jorge M. vale
Maria M. Em prol da dignidade da profissão de Professor Universitária (não se esqueçam que no Privado a exploração e o desrespeito pelos docentes altamente qualificados é vergonhoso)
Elisabete M. É urgente resolver tais problemas de precaridade no Ensino Superior. O ensino superior é um dos principais desenvolvimentos de um País.
Vítor J. Fui toda a minha vida docente universitário. A universidade tem de ser o mais possível preservada de um sistema social baseado no curto prazo, na superficialidade e no lucro, sistema esse que se globaliza no mundo de hoje assustadoramente. Saúdo o governo actual e espero que faça todo o possível para dignificar o ensino e a investigação, que sabe perfeitamente que são cruciais.
Maria B. Pela cultura neste país.
Maria R. Vergonha a situação dos investigadores portugueses.
Fatima Z. É de toda a pertinência que quem contribui para o desenvolvimento do pais, através do desenvolvimento e transmissão de conhecimento, possa ser reconhecido no desempenho das suas funções
Olga N. Pela dignidade humana e pela Ciência
Virgílio R. Pelo fim da precariedade e pela dignificação da profissão docente. Fim ao mercantilismo da educação superior.
Isabel S. É lamentável que o atual Governo não avance com soluções. Afinal a precariedade não é uma política só da direita!
fernando o. pela dignidade no trabalho.
Graça F. É da mais elementar justiça.
Cristina T. Não à precariedade!!

Assinaram a petição
6 067 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição