Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Revisão dos Critérios de Avaliação - 1ª fase do Exame Nacional de Português 12º ano 2013/2014, para IAVE

Nome Comentário
Andreia T. Não há nada mais a comentar. Está mais do que visto que "assertivo" era a resposta correta.
Ricardo C. Conseguimos pessoal! Reconsideraram e aceitam ambas as opções. Valeu o esforço. Obrigado a todos! :)
Gertrudes A. Que injustiça! Os que sabem são prejudicados e vão ter certo os que não sabem? Ato Ilocutório ASSERTIVO sim, está correto! Qualquer professor de Português que se preza e saiba aquilo que ensina, poderá confirmar! Quem é que está a fazer as correções no IAVE? Errar é humano, mas agora corrija por favor! Para que é que servem então os exames??
Carlos V. Ao ler o texto e conhecendo as definições dos vários atos ilocutórios, é fácil perceber que a autora não se está a comprometer com nada, mas sim a afirmar, a dar a sua simples opinião sobre algo que como ela diz iremos ver, confirmar um dia mais tarde, no futuro! Por favor, se existem exames, se obrigam os miúdos a fazé-los para conseguirem entrar na universidade, ao menos saibam dar-lhes os parabéns quando acertam e não castigá-los por saberem! Corrijam já por favor!
Eunice V. A autora do texto, Lídia Jorge, não se está a comprometer em realizar nenhuma ação no futuro quando afirma "Como um dia veremos". É um ato ilocutório assertivo e não compromissivo porque é um acto que se relaciona com o locutor, com o valor de verdade do que ela diz, isto é, do enunciado. Lídia Jorge pretende apenas expressar a sua opinião sobre algo que considera ser verdadeiro! É como se dissesse "Eu acho/acredito/considero que um dia veremos."Todos os bons alunos que eu conheço do 12º ano escolheram ato ilocutório assertivo, estarão eles e a maioria dos professores de português que já se pronunciaram, inclusivé especialistas em Linguística errados? Por favor reconsiderem! Errar é humano, e quem faz os critérios de correção tem todo o direito de errar, mas essas pessoas devem sobretudo ser conscientes, profissionais e humanas para reconhecer o erro e voltar atrás, fazendo o que é justo e, portanto, aceitar que a resposta correta é "ato ilocutório assertivo", ou pelo menos aceitar as duas opções (se bem que "compromissivo" está realmente incorreto). Obrigado
Anita A. Partindo do pressuposto de que a maioria dos alunos e professores constataram erros nos critérios de correção.
Ricardo C. É, de facto, triste que tentem prejudicar os alunos! Considerem assertivo, no mínimo, ambos!
António V. Os exames deviam ser elaborados com mais "cuidado" para evitar situações destas.
maria s. Penso que em caso de duvida devem contar como correctas as duas opções!
Claúdia M. Deveriam ser aceites ambas as respostas. Português não é matemática.
Ana A. eu agradecia que naquelas questoes onde se pode considerar mais do que uma pergunta certa, dessem a cotaçao merecida aos alunos.
Rosária P. Não podem ser os alunos os prejudicados por tanta incompetência!
Sílvia G. espero realmente que os critérios sejam revistos, é indemissível uma situação destas!!
Ana N. Acho que devem rever as respostas e se realmente os professores consideram as respostas correctas não percebo qual é a dúvida... tentem não prejudicar os alunos nisto tudo!
Alexis V. ABAIXO COM ESTE SISTEMA EDUCACIONAL!
Sofia C. Acho que deviam aceitar as duas respostas como correctas ppois vários professores de português, não apenas um, deram como correcta o acto ilocutório assertivo.
Miguel L. Acho uma injustiça o IAVE não validar as duas opções da questão 2.3 do Grupo ll. Esta atitude de não dar o braço a torcer só revela falta de carácter. Já para não falar que encaram o exame como uma brincadeira - até elaboram mal os critérios de correcção. Enfim. Ao menos podemos manifestar o nosso descontentamento - afinal somos um país livre!
Catarina E. Revisao principalmente a pergunta do acto ilocutório
Inês S. O impacto dos resultados dos Exames Nacionais na vida dos jovens, em especial dos que pretendem candidatar-se ao Ensino Superior, é inegável. A questão que se coloca não pode ser resumida a uma diferença de opiniões entre especialistas. Falamos antes de 0.5 valores que poderão ditar, irreversivelmente, o curso das nossas vidas e pôr em causa a tão defendida igualdade de oportunidades entre todos nós.
Francisco A. Totalmente de acordo (contra esta artimanha). Por muito menos comemos o ACORDO ORTOGRÁFICO

Assinaram a petição
2 587 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição