Petição Pública Logotipo
Ver Petição Razões para assinar. O que dizem os signatários.
A opinião e razões dos signatários da Petição: Petição Fome-Genocídio da Ucrânia 1932-1933 (Holodomor), para Assembleia da República

Nome Comentário
carlos m. O Holodomor de 1932-33 é o exemplo mais flagrante de que o comunismo só traz fome, miséria, desgraça e morte a todas as nações onde é implementado. Quem o defende vive na mentira prepétua.
Maria F. É muito triste vermos pessoas com tão mau intimo, essas pessoas que fazem da sua vida tentar e destruir os outros devem ser seres muito infelizes e sem rumo. São pessoas que apenas têm ódio e desejo do mal dentro deles. O resultado quando essas pessoas conseguem poder são os holocaustos as guerras e o sofrimento de populações inteiras, mas essas pessoas vão continuar infelizes mas deixando também os outros infelizes. Como uma vez ouvi alguém dizer "nunca vi nenhum louco bater com a cabeça numa parede". Peçamos a Deus que enfraqueça aqueles que se alegram e fazem o mal e fortaleça aqueles que o querem de verdade no bem na verdade e na justiça. Bem hajam.
Pedro D. O Holodomor foi um acto de genocídio perpetrado pela URSS no Inverno de 1932 a 1933, atingindo números exactos até aos dias hoje desconhecidos, mas igualmente chocantes se comparados ao Holocausto Judaico. Pela designação dada pelo Direito Internacional Público ao crime de genocídio, e aos meios, formas e própria execução empregados pelo aparelho estalinista e pela sua polícia secreta (O.G.P.U.), este acontecimento histórico deve e tem de ser reconhecido, por todas as democracias ocidentais, como um crime de genocídio, como uma política repressiva de limpeza étnica dos próprios povos que compunham a URSS à época (não apenas os ucranianos, que foram severamente afectados pela guerra anticamponesa). O não reconhecimento deste acontecimento como um crime de genocídio é um atentado à Democracia e aos bens e valores mais estimados pelo plano jurídico internacional, tal como preconizados na Constituição Francesa e transpostos para o plano dos Direitos Humanos: a Vida, a Liberdade e a Fraternidade. Portugal tem que reconhecer o Holodomor enquanto acto de genocídio. Não o fazendo, compactua para com situações análogas e revela uma posição do mais desprezível possível.
Joaquim P. Seria digno e honroso que as mais altas instâncias políticas que representam o povo português reconhecessem um dos mais trágicos episódios da História do século XX, e em concreto do regime estalinista e da União Soviética, infelizmente esquecida, ou maioritariamente desconhecida, por parte da memória colectiva europeia. Não nos esqueçamos que o Holodomor (Grande Fome da Ucrânia), a par do genocídio do povo judeu pelo regime nazi (Holocausto), do genocídios do Ruanda e do Darfur, e da "limpeza étnica" decorrente da Guerra dos Balcãs, são acontecimentos-chave para se pensar a condição humana à luz da sua irracionalidade e bestialidade no período contemporâneo
Ruy R. Eu sei dessa história,foi verdade.
Antonio O. EM NOME DA JUSTIÇA. VAMOS RECONHECER O HOLODOMOR.

Assinaram a petição
30 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.



Ler texto da Petição