Turismo Inovador e Sustentável. Sim à Zipline Nazaré | Innovative and Sustainable Tourism. YES to Zipline Nazaré

Para: Município da Nazaré; Turismo de Portugal; Turismo Centro de Portugal

A Ocean Zipline Nazaré é uma actividade de animação turística inovadora que consiste numa descida gravitacional apoiada num slide suspenso a 110m altura ao longo de 1.100m distância desde o Sítio da Nazaré até à Praia da Vila (Centro Cultural).

Possibilita o usufruto e o desfrutar de vistas e panorâmicas únicas sobrevoando o oceano e a praia da Nazaré.

É uma viagem confortável e revigorante, plena de energia positiva, inclusiva a pessoas com mobilidade reduzida, e para todos os turistas que procuram experiências estimulantes durante todo o ano em Portugal.

A Ocean Zipline Nazaré oferece emoções nunca antes sentidas nem vividas.

O projeto tem já o apoio institucional de várias entidades públicas, e foi premiado em Maio 2019 como vencedor do Prémio José Manuel Alves - Empreendedorismo e Inovação Turística promovido pelo Turismo Centro de Portugal.
Foi caracterizado como:

"Trata-se de uma atividade de animação turística - a ser implementada na vila da Nazaré - que organiza uma descida gravitacional sobre o oceano Atlântico num percurso de 1.100 metros de distância com uma elevação máxima de 110 metros de altura.
Sobrevoar o oceano e a praia da Nazaré em zipline será uma experiência incrível, segura, bastante confortável e em harmonia com o ambiente de praia, que lhe proporcionará uma experiência de animação turística de excelência e inesquecível.
Será utilizada tecnologia inovadora certificada e patenteada em todo o sistema e equipamentos tecnológicos utilizados na zipline. As grandes vantagens diferenciadoras sobre as demais tecnologias existente de zipline, é que esta tem sistemas de saída e travagem completamente automatizados além de possuir um sistema de roldanas que minimiza a fricção e o ruído associado, possibilitando a integração harmoniosa em ambientes naturais para o seu desfrute e promoção.
A Zipline Nazaré irá também proporcionar a utilização a pessoas de mobilidade reduzida com recurso a rampas de acesso privilegiado e elevadores".

O Turismo de Portugal considera a Ocean Zipline Nazaré em total sintonia com a Estratégia Turismo 2027 onde detalha:

“O mesmo enquadra-se no âmbito e no espírito da Estratégia Turismo 2027 (ET27), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 134/2017, de 27 de setembro.
Desde logo, considera-se que o projeto contribui para responder a três dos principais desafios que se colocam ao turismo na próxima década: a coesão – alargando o turismo a todo o território e promovendo o turismo como como fator de coesão social; o turismo todo o ano – esbatendo a sazonalidade da atividade turística; e a inovação – contribuindo para o incremento da inovação tecnológica.
Neste contexto, os objetivos identificados no projeto permitem enquadrá-lo, sobretudo, nos seguintes eixos estratégicos / linhas de atuação:
- valorizar o território e as comunidades, designadamente, nas linhas de atuação:
(i) «estruturar e promover ofertas que respondam à procura turística», uma vez que se propõe criar uma atividade de animação turística inovadora em Portugal, que funcione todo o ano, contribua para o desenvolvimento local e contrarie a sazonalidade balnear;
(ii) «afirmar o turismo na economia do mar», enquadrando-o, concretamente, na tipologia de projetos prioritários relativa a «ações de valorização do litoral, incluindo a requalificação das marginais e valorização das praias», uma vez que se propõe valorizar e requalificar as praias do município da Nazaré;
- gerar conectividade, designadamente, na linha de atuação (i) «promover o “turismo para todos”, numa ótica inclusiva, que acolha os diferentes mercados/segmentos turísticos», dadas as características inclusivas que o projeto apresenta, nomeadamente, a sua adaptação para pessoas com mobilidade reduzida.
Releva-se que o projeto poderá vir a potenciar “o mar”, um dos ativos estratégicos do turismo português, que a ET27 categoriza como um ativo diferenciador. Esta distinção para o mar português enquanto ativo estratégico turístico justifica-se pela orla costeira de excelência e pelas praias de reconhecida qualidade, ao qual este projeto virá acrescentar valor.“

Em sintonia, a proposta apresentada pela Geração GIVE contempla um conjunto de vantagens e mais valias que em muito irão promover um crescente desenvolvimento turístico e socioeconómico da Nazaré e da sua comunidade local:
- Investimento Total 100% Privado
- Receitas diretas para a CM Nazaré (Royalties)
- Receitas indiretas para a Nazaré (Alojamento Local, Hotelaria, Comércio, Restauração, etc.)
- Mais Emprego Qualificado na Nazaré
- Pegada Ecológica Zero
- Inclusivo a pessoas com Mobilidade Reduzida
- Experiência Turística única na Europa em ambiente de mar e praia
- Captação de Mais turistas com maior poder de compra
- Fomenta a Quebra de Sazonalidade - Turismo todo o ano
- Integração em Harmonia com ambiente de praia
- Sem ruído associado
- Contempla a criação do Miradouro / Terraço Nazaré 360º
- Está projetado para ser uma estrutura modular com linha amovível
- Turismo de Qualidade e de Excelência reconhecido pelo Turismo de Portugal, Turismo Centro de Portugal e TripAdvisor
- Actividade Turística com Certificação de Qualidade, Ambiente e Segurança
- Apoio a Associações e Coletividades locais pró-activas pela Nazaré

Trata-se de um dos projetos de animação turística mais inovadores no nosso país e que visa importar para Portugal — em particular para a Nazaré, que tem vivido nos anos mais recentes um aumento exponencial do turismo, como é público — uma solução turística que, por esse mundo fora, já foi instalada em vários locais com uma forte componente turística como sejam as Cataratas do Niagara Falls (Património Classificado como reserva de Biosfera da UNESCO), Havai, Caraíbas, Brasil, Dubai, Haiti, Tailândia e mesmo na cidade de Las Vegas.

Assim, e pelo presente exercício do direito de petição, vimos manifestar ser vontade dos ora assinantes a execução do projeto Zipline Nazaré lançado a concurso, havendo lugar à apresentação pública da proposta apresentada pela Peticionária, em sede de Assembleia Municipal, caso assim se entenda.

_________________________________________________________________________

English Version>>>

Ocean Zipline Nazaré is an innovative tourist entertainment activity that consists of a gravitational descent supported by a 110m height suspended slide over 1,100m distance from Sítio da Nazaré to Praia da Vila (Cultural Center).

It allows you to enjoy and live unique views and panoramic views over the ocean and the beach of Nazaré.

It is a comfortable and invigorating trip, full of positive energy, inclusive for people with reduced mobility, and for all tourists looking for stimulating experiences throughout the year in Portugal.

Ocean Zipline Nazaré offers emotions never before felt or experienced.

The project already has the institutional support of several public entities, and was awarded in May 2019 as the winner of the José Manuel Alves Prize - Entrepreneurship and Tourism Innovation promoted by Turismo Centro de Portugal.
It was characterized as:
"This is a tourist entertainment activity - to be implemented in the village of Nazaré - which organizes a gravitational descent over the Atlantic Ocean in a course of 1,100 meters in distance with a maximum elevation of 110 meters in height.
Flying over the ocean and Nazaré beach in a zipline will be an incredible, safe, very comfortable experience and in harmony with the beach environment, which will provide you with an excellent and unforgettable tourist entertainment experience.
Innovative certified and patented technology will be used throughout the system and technological equipment used in the zipline. The great differentiating advantages over the other existing zipline technologies, is that it has fully automated exit and braking systems in addition to having a pulley system that minimizes friction and associated noise, enabling harmonious integration into natural environments for your enjoyment and promotion.
Zipline Nazaré will also provide use for people with reduced mobility using privileged access ramps and elevators ".

Turismo de Portugal considers Ocean Zipline Nazaré in total harmony with the Tourism Strategy 2027, where it details:
“The same falls within the scope and spirit of the Tourism Strategy 2027 (ET27), approved by the Resolution of the Council of Ministers no. 134/2017, of 27 September.
From the outset, it is considered that the project contributes to responding to three of the main challenges facing tourism in the next decade: cohesion - extending tourism to the entire territory and promoting tourism as a factor of social cohesion; tourism all year round - blurring the seasonality of tourist activity; and innovation - contributing to the increase in technological innovation.
In this context, the objectives identified in the project allow it to fit, above all, in the following strategic axes / lines of action:
- to value the territory and the communities, namely, in the lines of action:
  (i) «to structure and promote offers that respond to tourist demand», since it proposes to create an innovative tourist entertainment activity in Portugal, which works all year round, contributes to local development and counteracts the seasonal season;
  (ii) «affirming tourism in the economy of the sea», framing it, concretely, in the typology of priority projects related to «actions of valorization of the coast, including the requalification of the marginal ones and valorization of the beaches», since it is proposed to valorize and requalify the beaches in the municipality of Nazaré;
- generate connectivity, namely, in the line of action (i) «promoting“ tourism for all ”, from an inclusive perspective, that embraces the different markets / tourist segments”, given the inclusive characteristics that the project presents, namely, its adaptation for people with reduced mobility.
It is important to note that the project may enhance “the sea”, one of the strategic assets of Portuguese tourism, which ET27 categorizes as a differentiating asset. This distinction for the Portuguese sea as a strategic tourist asset is justified by the coastline of excellence and by the beaches of recognized quality, to which this project will add value. “

In line, the proposal presented by Geração GIVE contemplates a set of advantages and gains that will greatly promote a growing tourist and socioeconomic development of Nazaré and its local community:
- Total Investment 100% Private
- Direct revenues for CM Nazaré (Royalties)
- Indirect revenues for Nazaré (Local Accommodation, Hospitality, Commerce, Restaurants, etc.)
- More Qualified Employment in Nazaré
- Zero Ecological Footprint
- Including people with reduced mobility
- Unique tourist experience in Europe in an environment of sea and beach
- Attracting more tourists with greater purchasing power
- Fosters Seasonality Break - Tourism all year round
- Integration in harmony with the beach environment
- No associated noise
- Includes the creation of the Miradouro / Terrace Nazaré 360º
- It is designed to be a modular structure with removable line
- Quality and Excellence Tourism recognized by Turismo de Portugal, Turismo Centro de Portugal and TripAdvisor
- Tourist Activity with Quality, Environment and Safety Certification
- Support to pro-active local associations and collectives through Nazaré

It is one of the most innovative tourism animation projects in our country and which aims to import into Portugal - in particular to Nazaré, which has experienced an exponential increase in tourism, as it is public, in recent years - a tourist solution that, around the world, it has already been installed in several places with a strong tourist component such as the Niagara Falls (Heritage Classified as a UNESCO Biosphere Reserve), Hawaii, Caribbean, Brazil, Dubai, Haiti, Thailand and even in the city of Las Vegas.

Thus, and due to the present exercise of the right to petition, we have seen that it is the will of the subscribers to execute the Zipline Nazaré project launched to tender, taking place the public presentation of the proposal presented by the Petitioner, at the Municipal Assembly, if this is so.

Esta petição foi criada em 03 fevereiro 2020