Contra as novas tarifas de Serralves

Para: Ministro da Cultura, Presidente do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves, Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves

Exmo. Sr. Ministro da Cultura,
Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves,
Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves,

No entender dos signatários desta petição, as recentes alterações tarifárias do Museu e Parque de Serralves, que entraram em vigor no início do mês de Fevereiro, representam danos profundos para a sociedade.

Ao inverterem, pela primeira vez desde a criação desta instituição, a tendência de abertura à cidade, à região e ao país, divergem explicitamente de alguns dos seus objetivos estratégicos, bem como da sua Missão, Visão e Valores.

Devem referir-se, sobretudo, as três alterações mais significativas:
1 – A extinção da isenção para todos os estudantes, substituída por um desconto de 50% para estudantes de licenciatura e mestrado.
2 – O fim da gratuitidade semanal, a todos os domingos, substituída pela gratuitidade mensal, ao primeiro domingo de cada mês.
3 – A subida do preço do bilhete do museu, de 8,5 euros para 10 euros.

Não creem os signatários desta petição que tais alterações acolham, nem sequer do ponto de vista económico, alguma credibilidade e legitimidade. É incalculável o impacto que elas terão, doravante, no número total de visitantes do museu – sendo que, até agora, como é público, cerca de 75% usufruíam de títulos gratuitos. [cf. Relatório e Contas de 2014: http://www.serralves.pt/documentos/REC2014/REC2014.pdf]

Não se ponderam, ainda, os efetivos custos que as novas tarifas transferem para a sociedade, muitíssimo superiores aos eventuais ganhos contabilísticos da Fundação.

Sr. Ministro da Cultura,
Sr. Presidente do Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves,
Sr. Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves,

A criação de mais uma barreira entre o público e a cultura constitui um grave retrocesso após anos consecutivos de avultados investimentos do Estado em instituições estratégicas, como a Fundação de Serralves.

É necessário e urgente assegurar a sustentabilidade económica da Fundação sem contrariar o seu poder de difusão e a sua missão pública.

Confiam os signatários na mais cuidada apreciação de V. Exas. sobre este assunto e que venham a despoletar todas as iniciativas necessárias, sejam do foro legislativo, regulamentar, ou institucional, de modo a reverter imediatamente as alterações tarifárias e de acesso ao Museu e Parque de Serralves.

Esta petição foi criada em 16 fevereiro 2016
3 512 Pessoas