Pela melhoria do serviço prestado pelo Centro de Saúde da Póvoa de Santa Iria

Para: Presidente da República, Assembleia da República, Primeiro Ministro, Ministro da Saúde

A Póvoa de Santa Iria é uma cidade do Concelho de Vila Franca de Xira, situada às portas de Lisboa, com uma população de dezenas de milhares de habitantes, constituída essencialmente por adultos em idade laboral, o que a torna numa excelente fonte de financiamento, através dos descontos efectuados, para apoiar o Serviço Nacional de Saúde.

Torna-se assim incompreensível que em pleno Século XXI, os seus habitantes, que tanto contribuem, quando precisam de recorrer ao Centro de Saúde, tenham de aguardar doentes em longas filas, à chuva e ao frio, desde madrugada, na expectativa de conseguir, muitas vezes em vão, uma senha que lhes dê acesso a uma consulta médica.

Os milhares de cidadãos que não têm médico de família vêm a sua situação ainda mais agravada, pelo facto de, diariamente apenas serem disponibilizada números diminutos de vagas, acontecendo regularmente não haver sequer uma única vaga para estes utentes.

Assim, o grupo de cidadãos abaixo assinado, vêm, pedir a Vossas Excelências o seguinte:

- Que seja dotado o Centro de Saúde da Póvoa de Santa Iria do pessoal médico, de enfermagem, e administrativo, necessário a dar uma resposta adequada face ao numero de habitantes.

- Que sejam criadas as condições físicas necessárias para que os utentes não tenham de aguardar, por vezes horas, ao relento, agravando desta forma a sua doença.

Esta petição foi criada em 04 junho 2016