José Cid insultou os transmontanos - exige-se pedido de desculpas

Para: José Cid

Caro José Cid,

Foi com enorme surpresa que fomos confrontados com declarações altamente insultuosas para com o povo transmontano da sua parte, em peça do Canal Q, um canal do Youtube e da TV Cabo.
Nessa peça, V. Exa. recorre a afirmações injuriosas relativamente às características físicas (“pessoas medonhas, feias e desdentadas”) e psíquicas (“essas pessoas do Portugal profundo já deviam ter evoluído”) dos transmontanos, visando criar um estereótipo pejorativo e atentando grave e despudoradamente, contra a honra e dignidade do povo transmontano.
V. Exa. foi ainda mais longe ao identificar Trás-Os-Montes e os transmontanos como estranhos a Portugal (“Efetivamente, isto não é Portugal”), resvalando para o ódio étnico.
Nota-se um profundo desconhecimento, por parte de V. Exa., de Trás-Os-Montes e da riqueza da cultura musical transmontana, bem como um défice que compreensão acerca da música popular portuguesa.
É surpreendente que um músico recorra à humilhação de um povo para fazer valer os seus atributos. Repudiamos toda e qualquer forma de humilhação do povo transmontano.

Pelos motivos expostos, exigimos, da parte de V. Exa., um pedido de desculpas público ao povo transmontano.
  1. Actualização #2 Encerramento

Criado em terça-feira, 31 de Maio de 2016

A mobilização dos transmontanos foi rápida e efectiva. Em menos de 24 h foram reunidas mais de 2000 assinaturas a exigir um pedido de desculpas público de José Cid, algo que veio a concretizar-se em vários órgãos de comunicação pessoal. Assim sendo, considerou-se alcançado o objectivo da petição e fez-se o seu encerramento.

2. Actualização #1 O objectivo da petição foi alcançado

Criado em terça-feira, 31 de Maio de 2016

A mobilização dos transmontanos foi rápida e efectiva. Em menos de 24 h foram reunidas mais de 2000 assinaturas a exigir um pedido de desculpas público de José Cid, algo que veio a concretizar-se em vários órgãos de comunicação pessoal. Assim sendo, considera-se alcançado o objectivo da petição e encerra-se a mesma.

Esta petição foi criada em 29 Maio 2016
2.228 Pessoas