Sinalização Justa: Substituir Sinais de Parque “Exclusivo a Residentes” por ‘Proibido Estacionar’ Exceto Residentes em Lisboa

Para: EMEL, IMTT e Assembleia da Republica

Nós, os cidadãos preocupados com a situação atual da sinalização de estacionamento em Lisboa, vimos por meio desta petição solicitar uma mudança urgente e necessária nas regras de estacionamento nas zonas exclusivas para residentes. O problema reside na sinalização atual, que utiliza os mesmos sinais que os parquímetros normais, causando confusão e resultando em multas injustas para muitos visitantes por equívoco ou desconhecimento.

O objetivo destas vias exclusivas a residentes deve ser garantir lugares de estacionamento aos residentes evitando estacionamentos indevidos ao invés de multar cidadãos por desconhecimento ou equívoco de sinalização ambígua.

A solução proposta é simples e direta: substituir os sinais de parquímetros nessas zonas por sinais que indiquem claramente “Proibido Estacionar” exceto para residentes da zona. Isso reduzirá a confusão, garantindo que apenas os residentes autorizados estacionem nessas áreas exclusivas.

Para tornar essa mudança efetiva, solicitamos o apoio das seguintes instituições:

1. EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa): Como a entidade responsável pela gestão do estacionamento em Lisboa, a EMEL desempenha um papel fundamental na implementação dessa mudança.
2. IMTT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres): O IMTT é responsável por regulamentar as regras de trânsito em Portugal, e sua colaboração é essencial para garantir a conformidade com as novas sinalizações.

Apelamos às autoridades competentes para que considerem esta proposta e tomem medidas imediatas para melhorar a sinalização nas zonas exclusivas para residentes em Lisboa, tornando o estacionamento mais claro, justo e equitativo para todos os envolvidos. Agradecemos antecipadamente pelo apoio e pela atenção a esta questão crucial.

Esta petição foi criada em 28 setembro 2023