Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Melhorias a contar para nota interna

Para: Ministério da educação

Não é desconhecida a situação mundial e do momento. O novo vírus veio trazer imensos danos para todos os setores e para toda a gente. Neste caso falamos, na pele, dos estragos que o Coronavírus trouxe na educação portuguesa, em específico, do secundário.
Como alunos do 12 ano, esperávamos e trabalhámos arduamente para concluir a escola com sucesso e ver tão perto a nossa entrada no ensino superior. Ao que algumas das medidas tomadas pelo nosso governo, que em tudo estão a trabalhar para a nossa segurança e diminuição de danos que somos muito gratos, nos deixaram deveras preocupados e reciosos da média final puder vir a ser alterada.
A questão dos exames nacionais não entrarem para a média interna na sua percentagem de 30% tira um bocado do objetivo dos mesmos, que é proporcionar um pé de igualdade a todo o tipo de alunos. Em escolas onde as notas são inflacionadas, que todos temos conhecimento de algumas, é-lhes muito mais fácil ver a sua vaga na universidade preenchida, enquanto a outros alunos, em escolas mais exigentes, lutamos por cada décima até nesses mesmos exames que nos podem, muitas vezes, levantar a nota.
Outra questão que nos está a incomodar especialmente tem que ver com as melhorias de disciplinas por exame. Quem está no décimo segundo ano e quer repetir uma das disciplinas bienais a que se candidatou no ano passado, e que a concluiu (passou à disciplina), pode repetir, no mesmo ano que se apresenta, o exame dessa mesma disciplina. E o que é que acontecia até então? Se tivéssemos nota superior à da média interna da disciplina, a nota com que acabávamos a mesma era a do exame. Por exemplo, candidatei-me e tinha um 15, se tivesse um 17 no exame, acabava a disciplina com o 17, a nota do exame contaria a 100%.
Ao que, a nova medida de "não há realização de exames, só provas de ingresso" veio estragar todo o conceito de melhoria. Agora, se tivermos melhor nota no exame, nada conta na média interna, apenas num melhoramento da prova de ingresso. Sempre contámos com esta oportunidade e andámos a estudar para ela durante o corrente ano e do nada, vemos essa opção a ser-nos retirada. Achamos esta escolha algo descabida e injusta, e não entendemos a sua razão. O vírus nada tem a ver com as disciplinas que acabámos o ano passado e queremos ver melhoradas este ano.
Pedimos, por isso, ajuda. Ajuda a que não nos estraguem a média que queremos levantar e que trabalhamos para a subir; ajuda a que promovam a igualdade de todos os estudantes, os dos anos passados que conseguiram ver as suas notas melhoradas e os que cujas notas são inflacionadas injustamente; ajuda a entrarmos na faculdade, com a média que ambicionámos e estávamos perto de a conseguir; ajuda no nosso futuro.
Não mudem algo que nos anos anteriores sempre deu certo. Por favor, repensem nestes casos.
Não queremos, com isto, tirar valor do trabalho árduo que os nosso governadores têm, todos os dias, para a diminuição dos danos deste vírus horrível que nos atormenta a todos. Apenas queremos ver as nossas vidas o mais normais possíveis, e, por isso, pedimos esta ajuda.
Obrigada.



Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 12 abril 2020
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
338 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.