Petição qualidade e segurança no atendimento

Para: Atendimento ao público

Desde sensivelmente 2012 que se retiraram dos serviços de atendimento ao público as barreiras de acrílico / vidro entre o utente e o funcionário. Alguns serviços de saúde mantiveram mas em muitos hospitais e CS foram retirados com o argumento da humanização e proximidade. Infelizmente os mais recentes acontecimentos vieram provar que foi um erro e que essas barreiras podiam agora a ajudar a promover a segurança tão necessária. Aliás essas barreiras protegem também de tentativas de agressão e de ser possível ao utente vizualizar documentos e monitores com informações privadas. Não é possível continuar a ser pedido um esforço aos funcionários de atendimento sem lhes serem dadas as condições necessárias, aliás relativamente ao argumento da humanização este cai por terra quando vemos cada vez mais máquinas que substituem funcionários. O governo e as instituições têm de tomar medidas promovendo a instalação de barreiras de vidro e ou acrílico em todos os serviços de atendimento ao público com carácter de urgência nos serviços de saúde.

Esta petição foi criada em 15 março 2020