Não matem a nossa memória! Pela defesa das ruínas do Sanatório Grandella em Tocadelos/Cabeço de Montachique

Para: Presidente da Câmara Municipal de Loures, Vereadores/as da Câmara Municipal de Loures, Presidente da Assembleia Municipal de Loures, Partidos Políticos com assento na Assembleia Municipal de Loures, Presidente da Junta de Freguesia de Lousa, Presidente da Junta de Freguesia de Fanhões

Considerando a aprovação em reunião de Câmara Municipal de Loures, no passado dia 26 de fevereiro de 2020, da abertura do período de discussão pública para a Unidade de Execução 3 - Zona industrial de Tocadelos, onde se encontra prevista a demolição das antigas ruínas do Sanatório Grandella, os cidadãos abaixo-assinados, vêm expor o seguinte:

1. Tendo em conta que as antigas ruínas do Sanatório Grandella, não se encontram classificadas, importa referir, que as mesmas podem ser alvo dessa medida, considerando que a “proteção e valorização, no todo ou em parte, representem um valor cultural de significado predominante para um município” – o que não deixa de ser verdade, uma vez que as antigas ruínas do Sanatório Grandella, representam não só, a memória coletiva da população do Cabeço de Montachique, como marcam a importância histórica da zona, em determinado contexto sócio cronológico, nomeadamente no combate ao surto de tuberculose que atingia proporções epidémicas em toda Europa e Portugal na primeira década do século XX.

2. Embora o terreno onde se encontram implantadas, as antigas ruínas do Sanatório Grandella, seja de titularidade privada, relembra-se que a Câmara Municipal de Loures, tem ao seu dispor instrumentos de gestão territorial que permitem alterar esta situação e protegê-la. De salientar, que existiram em tempos recentes, intenções que consideraram a preexistência, e que permitia manter a memória do sítio, das populações e da envolvente, mas que nunca foram aprovadas pela Câmara Municipal de Loures.

3. Relembra-se também, a proximidade do Reduto do Mosqueiro e do posto de sinais do Cabeço de Montachique, parte integrante das Linhas de Torres, estrutura militar recentemente classificada como Monumento Nacional, sendo que se poderia aproveitar esta oportunidade, para garantir um enquadramento entre as duas realidades e as antigas ruínas do Sanatório Grandella, gerando um espaço canal.

Assim, os cidadãos abaixo-assinados solicitam:

Que preferencialmente, a Câmara Municipal de Loures aquira o terreno onde se encontram as antigas ruínas do Sanatório Grandella, uma vez que estas se encontram em venda, e as transforme num centro interpretativo do fenómeno do combate à tuberculose em Portugal, nomeadamente no concelho de Loures e Cabeço de Montachique, e/ou desloque o projeto turístico-cultural constituído da Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT) para aquele local;

Ou em alternativa, que a Câmara Municipal de Loures inicie o processo de classificação das ruínas como interesse municipal, considerando, não a sua mais-valia arquitetónica, mas o seu valor histórico-cultural, considerando a alínea 1), do artigo 1.º da Convenção de Granada e o Decreto-Lei n.º 309/2009, de 23 de outubro.

Ou então ainda, que a Câmara Municipal de Loures, no âmbito do PDM de Loures, desclassifique o solo como “industrial”.

Ou, finalmente em último caso, acautele, através do condicionamento da aprovação do projeto de arquitetura para o local, que as intervenções naquele espaço respeitem as preexistências, ou parte delas, ou ainda, a sua desmontagem e implantação noutro local, garantindo assim, a permanência da memória das pessoas, devidamente justificadas e ponderadas e apresentadas à população.

Esta petição foi criada em 02 março 2020