Porquê é que esse lápis se chama “cor de pele”?

Para: Ex.mo Senhor Presidente da República; Ex.mo Senhor Presidente da Assembleia da República; Ex.mo Senhor Primeiro Ministro; Ex.mo Senhor Ministro da Educação

Porquê é que esse lápis se chama “cor de pele”?
Nas nossas escolas, a expressão “cor da pele” é usada para designar o bege tradicional ou o rosa claro.
Embora pareça “inofensivo”, esse ensinamento tem impacto na formação das nossas crianças. Usar o bege ou o rosa como cor de pele não faz sentido e não representa a diversidade encontrada na sociedade.
Como explicar a uma criança de 4 anos que existem vários tons de pele, se o professor lhe ensinou que esse tom específico é que é a “cor de pele”? Que a diversidade de tons de pele é tão grande que não há um lápis capaz de representar a nossa cor de pele?
É preciso ensinar as nossas crianças sobre a diversidade, sobre a humanidade e as diferenças que nela existem, quebrando os preconceitos que existem e isso faz-se desde pequeninos.
Educar é de facto um grande desafio e precisamos remar todos no mesmo sentido.
A cor da cor da pele é a cor que a pele de cada um tem.
Por isso, somos a solicitar que não se utilize a expressão “cor de pele”, mas sim a respetiva cor: bege e rosa claro.
Obrigada

Esta petição foi criada em 24 fevereiro 2020