Banir o uso em Portugal da rede 5G para telemóveis

Para: ANACOM

Acerca da tecnologia 5G
A tecnologia 5G faz referência ao estándar de comunicação móvil de quinta geração. Trata-se de uma tecnologia com um espectro de ondas de 24 GHz que operará a -33 decibeles, de acordo com o estabelecido recentemente na Conferência Mundial de Radiocomunicações.
O espectro de alta frequência é um dos principais requerimentos para que esta rede opere de forma eficiente. Isto cria problemas de rango e de interferências que poderão ter um impacto negativo na crise energética Mundial. Objetos como muros ou paredes grandes, e árvores poderão obstaculizar o espectro de frequência. Sendo necessário para contornar isto o uso de small cells, asim como, um protocolo MIMO (Multiple-input, Multiple-output) que permitirá conectar múltiples dispositivos ao mesmo tempo. O protocolo MIMO implica a utilização e instalação de muitas antenas base para conseguir amplificar o final e permitir a conexão de muitos dispositivos. Como consequência, se incrementará o consumo de energía. De acordo com o reporte especializado de "Spectrum" o facto da rede 5G ser capaz de entregar até 1,000 vezes mais dados que a rede 4G, traz com que o consumo de energia aumente em proporção aumentando a preocupação geral sobre o problema de consumo energético global.
Esta tecnología não só ameaça o consumo energético se não que também poderá ter um resultados significativos para o meio ambiente e a saúde pública. Esta tecnologia interfere directamente com o correcto funcionamento de aparelhos e equipamentos que fazem a leitura e registro de variables meteorológicas, afectando os resultados e as predições de eventos climáticos. Em relação as afectações directas na saúde das pessoas é um tema ainda em debate.

Esta petição foi criada em 03 dezembro 2019