Parque Canino Quinta das Conchas e Lilases

Para: Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia do Lumiar

Solicitamos, com respeito e compreensão pela necessidade de cumprimento de todos os processos administrativos inerentes, a delimitação de uma área exclusiva para os nossos animais.

São com toda a certeza do Vosso conhecimento, assim como da Polícia Municipal, PSP ou Polícia Florestal, as queixas sistemáticas de animais sem trela no Parque das Conchas e Lilases.

Julgamos que seria do interesse de toda a comunidade o esclarecimento por parte das entidades competentes, sobre a leitura da lei referente às placas destinadas aos detentores de animais. O Decreto-lei a que se referem as placas, não tem nos artigos mencionados a leitura simplista ( PROIBIDO CIRCULAR SEM TRELA). Este esclarecimento com a respectiva correção da informação irá com certeza diminuir os conflitos diários entre os utilizadores.

A área envolvente ao Parque Quinta das Conchas é densamente povoada com edifícios de habitação em altura e os animais de companhia são mais um membro das muitas famílias que aqui vivem.

Consideramos-nos privilegiados por existirem dois parques com excelentes condições para serem usufruídos por Todos os moradores e visitantes. No entanto, esse privilégio é actualmente apenas de alguns, pois aos detentores de animais não lhes é permitido proporcionar a pelo menos um dos seus membros da família as necessidades de exercício e sociabilização.

Segundo o sítio da Câmara Municipal de Lisboa, existem dois parques caninos previstos para o Parque das Conchas e Lilases desde 2017. Dois longos anos passaram e mais animais foram adoptados. Continuam a chegar animais resgatados de canis, abandonados, mal tratados e outros que felizmente não viveram más experiências. Todos com as mesmas necessidades, para serem animais saudáveis, adaptados ao ambiente em que vivem e em segurança.

Para o bem de Todos apelamos à rápida execução do projeto.

Esta petição foi criada em 21 outubro 2019