Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Não à mudança de "marca" e descaraterização da Reserva Ornitológica de Mindelo

Para: Câmara Municipal de Vila do Conde

A Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), situada entre Mindelo e o Rio Ave, no concelho de Vila do Conde foi, em 1957, a primeira área protegida criada em Portugal, apresentando assim um grande valor histórico e simbólico. Santos Júnior, professor catedrático da Universidade do Porto e pioneiro da anilhagem científica de aves em Portugal, obteve o apoio dos proprietários e, a seu pedido, foi fundada a Reserva ao abrigo do regime florestal. A 13 de Outubro de 2009 a Reserva Ornitológica de Mindelo passou a fazer parte da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo.
Nos anos que se seguiram à sua criação, a ROM serviu de base a numerosos estudos científicos. Na central de anilhagem, então criada, participaram os “roleiros de Mindelo”, naturais desta freguesia e praticantes da captura de rolas com artes tradicionais únicas no mundo. Ainda hoje a ROM continua a ser visitada por muitos naturalistas, profissionais e amadores, sendo local de numerosas aulas de campo de estudantes da Universidade do Porto e motivo de realização de projetos de investigação.
Como refere o Plano de Ordenamento da Orla Costeira, é a diversidade de biótopos, em conjunto com a sua localização, que levam grande parte das aves migradoras, sobretudo passeriformes, a procurar esta área durante a sua passagem. Na Reserva foram observadas mais de 150 espécies de aves, entre rolas e garças, águias e galinhas d’água, borrelhos e gaios, chapins e pica-paus, chascos e narcejas, rabirruivos e andorinhas, cartaxos e alvéolas, abibes e patos, maçaricos e cucos, corujas e mochos, poupas e pegas, carriças e rouxinóis, piscos e tordos, pintassilgos e escrevedeiras, etc.
De destacar o importante refúgio para os anfíbios, com a presença de 14 das 17 espécies de anfíbios de Portugal, onde se destacam as presenças do tritão palmado, e das populações costeiras conhecidas mais a norte de sapinho de verrugas verdes, sapo de unha negra e salamandra de costelas salientes.
Na ROM podem ainda ser encontradas diferentes espécies de mamíferos, entre os quais esquilos, coelhos, raposas, ouriços-cacheiros, vários roedores e morcegos. E ainda répteis como o lagarto de água.
Muitas destas espécies e habitats estão ameaçadas e encontram-se, por isso, protegidas por convenções internacionais e diretivas europeias.
Nesta altura, apesar de todo o património natural e histórico absolutamente essencial para a identidade histórica e cultural das gentes de Mindelo, Árvore e Azurara, vem, a Câmara Municipal de Vila do Conde, descaraterizar em grande parte da área adstrita à Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), o objetivo intrínseco para a qual foi criada. Proteção, preservação, estudo científico das aves assim como da restante fauna e flora autóctone. Um santuário da vida animal e vegetal. Essa descaraterização aconteceu com o abate indiscriminado de árvores, alargamento desnecessário e inexplicável, dos caminhos para o dobro, bem como a destruição da vida de várias espécies, nomeadamente anfíbios e repteis. Impermeabilização dos caminhos assim como, em alguns locais, a verticalização dos mesmos, dificultando, após descerem para procurar alimento, o retorno para as suas tocas, levando a que sua morte por esmagamento e ou por desidratação, seja uma infeliz realidade.
Não se dando por satisfeita, a atual gestora do espaço (Câmara Municipal de Vila do Conde), alterou a denominação do espaço protegido de Reserva Ornitológica de Mindelo para Naturconde, esquecendo a história e a marca ROM, conhecida em todo o mundo e detentora de um valor cultural sem precedentes para as nossas gentes. Para além do valor referido acresce ainda a identidade de um local único no país que não se pode apagar da memória dos vilacondenses. A Câmara não pode nem deve ignorar todo um povo e a sua cultura e agir como se a ROM fosse sua propriedade.
Nós, Núcleo do FAPAS Salvar a ROM, tudo faremos para que seja reposta a “marca” ROM assim como a natureza original da Reserva Ornitológica de Mindelo.
Junta-te a nós.

  1. Actualização #1 Inauguração do malfadado Natruconde

    Criado em 17 de outubro de 2019

    Apesar de todas as tentativas, no sentido de tentar sensibilizar a entidade gestora da Reserva Ornitológica de Mindelo, a recuar nos seus propósitos de levar por diante a descaraterização da ROM, ainda não conseguimos obter os resultados esperados uma vez que irão proceder à apresentação do projeto Naturconde, apesar do mesmo já estar totalmente, ou quase, implementado no terreno. Que forma estranha de atuar. Executam e depois apresentam o que vão fazer depois de já estar feito. No mínimo surreal. Essa apresentação será no dia 19 do corrente no Auditório Municipal de Vila do Conde e começará às 10h da manhã. Vamos ver.




Qual a sua opinião?

Esta petição foi criada em 12 outubro 2019
A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
628 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.