TERMINAR COM AS PROVAS DE AFERIÇÃO DO 2.ANO

CITANDO'
Margarida Pocinho
Professora
'Durante o ano em que realizam as provas as crianças estão sujeitas a uma carga emocional muito forte. Esta carga pode, por vezes, ser negativa quando os pais e professores estão constantemente a lembrar: “Tens de estudar porque vais fazer um exame.” “Este ano não é para brincadeiras”. “Tens de sossegar e concentrar-te”.
Os alunos passam um ano inteiro a ouvir este discurso e “coitadinhos” esforçam-se por dar o seu melhor, para estarem o mais atentos e concentrados possível. Mas é humanamente difícil estar das 8 às 18 horas concentrados e quietos em frente a uma mesa com trabalhos para fazer e, muitas vezes, ainda ter de chegar a casa e rever tudo o que foi trabalhado na escola durante esse dia. Que difícil é ser criança!?

Acho completamente fora de contexto, desumano para crianças desta idade, esta prova, a pressão sujeita na escola é demasiada.
Num tempo em que se diz que a criança não tem tempo para brincar, onde nos países nórdicos já não se fazem teste em todos o percurso escolar, será que não há outras formas de avaliar….

Esta petição foi criada em 03 maio 2019