PRESERVAR COLEÇÕES LOUZÃ HENRIQUES

Para: Câmara Municipal de Coimbra, Assembleia Municipal de Coimbra

VAMOS PRESERVAR AS COLEÇÕES LOUZÃ HENRIQUES

Ao longo de toda a sua vida, Manuel Louzã Henriques – médico de profissão e etnógrafo de paixão - foi colecionando objetos que vieram a constituir cinco coleções de inegável interesse e assinalável dimensão.

As coleções em causa – de máquinas de escrever, instrumentos musicais, alfaias agrícolas, aparelhos de difusão sonora (rádios, grafonolas, etc.) e máquinas de costura – vêm sendo expostas periodicamente em alguns locais de Coimbra, onde Louzã Henriques vive, e da Lousã, de onde é natural. Importa, contudo, estabilizar os objetos num local onde possam ser conservados, mostrados, explicados e aumentados de outros objetos, num acumular de testemunhas do tempo antigo que é causador do nosso tempo.

Coimbra é lugar de colecionadores, aqueles de nós que foram recolhendo em antiquários, em feiras, nos sótãos da casa de infância as peças de um quebra-cabeças em que se reconhecem. Objetos que emanam significado, seja por serem ou terem sido úteis, serem ou terem sido belos, seja por serem ou terem sido úteis e belos.

Este nosso tempo é o de optar por colocar as coleções outrora privadas ao alcance de todos, permitindo que se conserve a impressão digital dos colecionadores, isto é, fazendo permanecer nas coleções a intenção que presidiu à respetiva reunião. Essa a razão pela qual os abaixo-assinados endereçam à Câmara Municipal de Coimbra o apelo para que, no mais curto espaço de tempo possível, se possa materializar a aquisição das coleções de Louzã Henriques, ampliando, desse modo, o já rico património museológico de que Coimbra dispõe.

Esta petição foi criada em 03 julho 2018