Estacionamento público São Domingos de Benfica- Torres de Lisboa e ruas adjacentes

Para: Assembleia Municipal de Lisboa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Conselho de Administração da EMEL

Petição dos utilizadores diários de estacionamento público na zona de São Domingos de Benfica, em particular nas Torres de Lisboa e ruas adjacentes

À Assembleia Municipal de Lisboa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Conselho de Administração da EMEL

No âmbito das medidas decididas para a zona municipal de Lisboa, que incluem zonas de estacionamento reguladas com a introdução de parquímetros, os utilizadores diários da zona de São Domingos de Benfica, em particular na Rua Tomás da Fonseca (Torres de Lisboa, onde se deslocam diariamente cerca de 5.000 pessoas) e ruas adjacentes, que ainda não foram contempladas por esta política, mas cuja introdução de parquímetros e zonas exclusivas a residentes está prevista no próximo mês, abaixo assinados, subscrevem esta petição para implementação de uma solução alternativa, visto:

- esta zona não dispõe de uma rede de transportes públicas suficiente para colmatar as necessidades dos atuais utilizadores (existem poucas carreiras Carris, 2 estações de metro localizadas a mais de 1km (Laranjeiras e Alto dos Moinhos) e 1 estação de comboios a cerca de 2,5km;
- há ausência de parque públicos com dimensão suficiente para os utilizadores (o futuro parque da EMEL comportará aproximadamente 80 viaturas);
- a futura zona regulada contempla ruas ou largos exclusivamente para moradores o que irá reduzir significativamente o estacionamento público para os utilizadores em horário laboral;
- existir na zona um hospital (British Hospital) que aumenta a afluência de utilizadores.

Pelos motivos acima expostos, revela-se de extrema importância a criação de medidas complementares às medidas que vão ser implementadas pela EMEL, pelo que, os utilizadores abaixo assinados, solicitam intervenção que assegure nesta zona a possibilidade de introdução de medidas complementares, como:

(1) tarifa diária no valor de 2€, como se aplica na zona da loja do cidadão das laranjeiras (zona adjacente à referida nesta petição);
(2) bilhetes mensais/ semestrais associados a matrícula específica, retirados do parquímetro ou solicitados junto da EMEL, inclusivamente comprovando o local de trabalho;
(3) reforço dos meios de transporte públicos para facilitar a deslocação dos utilizadores da zona;
(4) reforço da oferta de parque públicos na zona.

Esta petição foi criada em 27 março 2018
1 722 Pessoas