Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Petição para adiar Entrega da Pré-dissertação

Para: Direção de Curso e Conselho do Departamento do DSI

Condições de Entrega da Projeto de Dissertação

Face aos acontecimentos recentes no que às condições de entrega da projeto de dissertação dizem respeito, os representantes do 5º ano MiEGSI (Delegado: José Manuel da Silva Correia nº71863; Subdelegada: Maria Helena Fernandes da Silva nº:68464), procuraram perceber os motivos para a intransigência e relutância na resolução do assunto, junto da direção de curso do MiEGSI.
Apesar do esforço dos alunos na resolução dos problemas associados a esta temática a sua opinião não foi ouvida. Posto isto, enquanto representantes dos alunos procuramos resolver o assunto junto do Conselho Pedagógico que nos indicou que a projeto de dissertação apenas existia “internamente” no MiEGSI, não constituindo qualquer restrição ou exigência do Conselho Pedagógico.
Desta forma, e depois de voltar a sondar a Direção do MiEGSI, vimos por este meio expor um conjunto de argumentos subscritos pelos vários alunos na condição de entregar a projeto de dissertação.
Por ordem cronológica, é importante começar por referir que as datas planificadas inicialmente nunca foram cumpridas por parte dos docentes ou outras partes envolvidas como as empresas, por exemplo. Começando pela publicação da lista de temas propostos, esta devia de ter ocorrido até à data limite de 31 de julho de 2017, de forma aos alunos poderem ter um tempo de reflexão considerável e escolher o seu tema entre 1 e 11 de setembro. Contudo, a data de publicação de temas não foi cumprida da parte dos docentes e restantes entidades interessadas o que impediu que os alunos pudessem escolher os seus temas em tempo útil.
Posteriormente, os alunos teriam de entregar o plano de trabalhos até dia 2 de outubro. Mais uma vez esta data não foi cumprida, por motivos alheios aos alunos. À data de 30 de novembro ainda existiam alunos impossibilitados de entregar o seu plano de trabalhos, por restrições externas. Reforçamos que existiram muitos alunos nesta situação. Além disso, é sabido que os temas são sempre envoltos em alguma indefinição, pelo que, é impossível os alunos começarem logo o processo de pesquisa de literatura e redigir o documento.
Baseados nestes argumentos factuais, os alunos não conseguem perceber a enorme exigência e relutância para alterar a data de entrega da projeto de dissertação quando, por motivos alheios aos alunos, todas as datas anteriores foram desrespeitadas. É pedido aos alunos a exigência que outras partes envolvidas no processo não têm tido.
A somar a estes argumentos, os alunos têm vários momentos de avaliação que coincidem com a data de entrega da projeto de dissertação, nomeadamente:
1. Teste de Gestão do Desempenho Organizacional 12/01
2. Teste da Língua Estrangeira Alemão 16/01/2018
3. Teste de Gestão da Segurança de Sistemas de Informação 19/01/2018
4. Entrega do trabalho da Língua Estrangeira Inglês 19/01/2018
5. Entrega do trabalho de Gestão do Desempenho Organizacional 22/01/2018
6. Entrega do trabalho de Direito e Informação 22/01/2018
7. Apresentações do trabalho de Direito e Informação 23/01/2018
8. Entrega do trabalho de Visualização da Informação 26/01/2018
9. Entrega do trabalho de Realidade Virtual Aumentada 01/02/2018
10. Entrega do trabalho de Investigação e Desenvolvimento em Tecnologias de Informação, data a designar
Os alunos percebem a intenção de alterar os métodos de avaliação para que a projeto de dissertação fique ainda incluída no 1º semestre, contudo, uma data tão apertada não prevê nem permite contornar todos os acontecimentos anteriormente mencionados. Mesmo assim, se a ideia é mesmo manter a restrição da entrega se manter no 1º semestre, propomos, pelo menos, o adiamento até ao dia 3 de fevereiro. O livro de termos só tem de ser lançado dia 16 de fevereiro, pelo que, um adiamento desta natureza seria benéfico para alunos e docentes, visto que, ambos estão sobrecarregados com o findar de outras unidades curriculares.
Por fim, não podemos terminar sem ressalvar que, na nossa opinião, uma reunião sobre o método de avaliação da dissertação devia de incluir os representantes dos alunos, de forma a assegurar que todas as posições são tomadas em consideração. Em adição, não nos parece aceitável que alterações no método de avaliação da dissertação sejam efetuadas, numa altura em que já estamos a meio do processo. Alterações aos métodos de avaliação, na nossa opinião, teriam de ser incluídas no ano letivo seguinte.
Nota: este comunicado é subscrito por todos os alunos na condição de entrega do projeto de dissertação, na petição que será enviada posteriormente.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
77 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.