Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Abaixo Assinado contra uma Associação

Para: Presidente da Junta de Carcavelos e Parede

A Associação de Moradores do Bairro das Caixas (AMBC) é uma associação criada em Setembro de 2017 supostamente para defesa dos interesses dos moradores do Bairro das Caixas. Contudo, é uma Associação que para além do Bairro tem entre os seus membros diversas pessoas que não residem no Bairro e, no curto espaço de tempo que tem desde que foi constituída, tem demonstrado não ouvir os associados e estar em negociações com a Câmara Municipal de Cascais sem primeiro ouvir e conhecer a posição dos seus associados e/ou aos moradores sobre os temas.

A Associação parece, afinal, ter sido criada mais para defender os interesses pessoais dos membros dos Órgãos Sociais, vários dos quais NÃO SÃO PROPRIETÁRIOS, NÃO MORAM, NEM NUNCA PERTENCERAM ao Bairro das Caixas, em Parede.

Com efeito, e a título de exemplo, nos Estatutos da Associação lê-se que um dos direitos dos associados é "Tomar parte e apresentar propostas nas reuniões da Assembleia Geral". Porém, 3 semanas depois de ter sido eleita, a Direcção recusou-se a mostrar uma lista de presenças e afirmou que foram 50,4% dos associados votar; marcou uma reunião com um Vereador para, alegadamente, discutir, entre outros, os seguintes temas: " a terceira fase de requalificação do Bairro, e respetivos arruamentos e zonas pedonais, bem como a requalificação/reconversão dos equipamentos existentes", sem saber primeiro qual a opinião dos moradores sobre essas questões.

Aparentemente, querem requalificar, mudar sentidos de trânsito, fechar ruas, tirar iluminação de alguns sítios que "incomoda" alguns dos membros dos Órgãos Sociais e nem sequer ouvem os seus associados, quanto mais os moradores do Bairro (cerca de 400).

A Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Freguesia local escudam-se ao dizer que é uma Associação e que representa um determinado número de pessoas, só sendo possível combater através de outra associação com mais membros.

Neste momento está-se a ponderar constituir outra para tentar contrariar este ciclo de favoritivismo e clientelismo que estão a ser postos em prática, mesmo indo contra os próprios Estatutos da AMBC.

Contudo, antes disso importa fazer ver que os moradores estão contra a representação dos seus interesses por uma Associação (ou qualquer outra entidade) que não os ouve previamente sobre as questões importantes que se propõe negociar com a Câmara Municipal de Cascais.

Assim, solicita-se a quem discorda desta actuação sem poderes por parte de uma Associação de moradores, bem como da possibilidade da inclusão na Direcção dessa Associação de membros não residentes, que assine esta petição, para que fique claro que os interesses dos moradores do Bairro das Caixas não podem ser defendidos sem que os mesmos sejam primeiramente auscultados sobre as questões relevantes que directamente os afectam.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
32 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.