Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Medicamento Soliris para Portugal

Para: Assembleia da República

Já ouviram falar em hemoglobinúria paroxística noturna? Provavelmente não. HPN é uma doença auto-imune resultado de anemia hemolítica crónica causada por um defeito na membrana das hemácias ou glóbulos vermelhos, como são mais conhecidas. É caraterizada pela presença de hemácias na urina (hematúria). O termo noturno refere-se à crença de que a hemólise era causada pela acidose que ocorre durante o sono mas a hemólise ocorre continuamente todo o dia, todos os dias. Esta doença rara atinge igualmente ambos os sexos.
Há dificuldades para o diagnóstico desta doença, pois as dores podem aparecer em qualquer parte do corpo, sendo comum apenas o sangue na urina. Há relatos de cura, mas até então não se sabe como a mesma se dá.
Para os pacientes de HPN, existe apenas uma medicação no mundo: o Soliris® (eculizumab).
Em Portugal a sua comercialização é permitida, mas em termos práticos não existe Soliris. O Serviço Nacional de Saúde não dispõe de meios financeiros para o tornar disponível nos hospitais. Para o Governo “uma dúzia” de doentes com HPN não vale a pena o esforço.
Este medicamento garante, se utilizado continuamente, uma vida normal aos enfermos. Porém, uma vez interrompido, todo o equilíbrio é perdido e a doença volta com força total.
Em Portugal não existe Soliris!!!
Pacientes sem Soliris possuem alto risco de sofrer de trombose, danos renais ou danos gastro-intestinais, que lhes podem causar a morte.
Em Portugal não existe Soliris!!!
O que é preciso fazer para começar a haver Soliris nos hospitais portugueses?
Por favor partilhem esta petição. Há vidas em risco. Mais do que imaginam.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
266 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.