Fim das descargas no Rio Sousa

Para: PAN, CM Penafiel, Junta de Freguesia de Novelas, Ministro do Ambiente,

O rio Sousa tem nascente em Friande (Felgueiras) e deságua na Foz do Sousa (gondomar), distrito do Porto, com 51 km de comprimento tem sido alvo de descargas poluentes pontuais, sendo que a última foi a 18 de Maio pelas 16:30 mas concretamente em Novelas- Penafiel.
Este Rio é muito acarinhado pela população sendo que tem alguma afluência de pessoas onde crianças e jovens aproveitam a época balnear para dar uns banhos no rio, há diversidade de espécies e estas encontram se em perigo. É também importante referir que o cheiro da água é insuportável para quem habita perto.
Por todos estes motivos às descargas poluentes no Rio Sousa são inaceitáveis e colocam em risco a saúde pública e biodiversidade.
Por isso os cidadãos abaixo assinados solicitam à Câmara Municipal de Penafiel, a PAN e ao Ministro do Ambiente a Penafiel uma maior atenção a esta situação e à sua proibição.

Esta petição foi criada em 19 maio 2017