Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Pela reabertura do Núcleo Rural de Ervidel do Museu Municipal de Aljustrel

Para: Executivo da Câmara Municipal de Aljustrel

Pela Memória Colectiva

Pela reabertura do Núcleo Rural de Ervidel do Museu Municipal de Aljustrel.



Há aproximadamente 5 anos, salvo raras e festivas excepções, que o Núcleo Rural de Ervidel do Museu Municipal de Aljustrel se encontra encerrado.

Fruto de recolhas e doações, sendo uma grande parte, como se sabe, adquirida pela Câmara ao conterrâneo José Ramires Saraiva, que teve a virtude e a sensibilidade a colecionar e conservar, resultando num grande investimento autárquico e muito trabalho, é escandaloso que um pólo tão importante (quer de atracção turística quer de valorização da memória) esteja entregue ao abandono, ao descuido e ao desinteresse das autoridades competentes.

Para um município que tem como slogan «Terra Viva», é ainda de maior gravidade o verificado. Como «Terra Viva» se não soubermos valorizar a memória, a identidade e a história que fazem de nós esta e não outra Terra qualquer?

Este museu, desde a sua criação, sempre foi motivo de orgulho e de valorização de Ervidel e das suas gentes. Neste espaço não estão expostas “apenas” peças materiais que, na tristeza da sua destruição ou desaparecimento, facilmente poderiam ser reproduzidas para, em novo material, reocuparem o seu lugar de exposição. O museu de Ervidel é reflexo da identidade de um povo, de gente - Homens e Mulheres – que trouxeram consigo saber de gerações e a dignidade do Alentejo, enquanto povo de gente que soube enfrentar a vida e a desigualdade do Latifúndio.

É por isso urgente garantir a abertura diária de tão importante espaço. Privados, pela política de Lisboa de tantos serviços essenciais (CTT, Transportes, Centro de Saúde…), os Ervidelenses não querem pois ser também defraudados pela autarquia que, desta forma, tem isolado e interiorizado esta aldeia.

Assim, os cidadãos abaixo assinados, reclamam da Câmara Municipal de Aljustrel a abertura imediata deste equipamento municipal, de grande importância para a freguesia de Ervidel, para o concelho de Aljustrel e para a região.


Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
33 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.