Comissões aplicadas nas contas à ordem

Para: Parlamento

Como já noticiado pela SIC no dia 11/03/2017, os bancos tem vindo a alterar ou aumentar os preçários das comissões nas contas à ordem sem qualquer critério.Ou seja, os bancos, por lei, estão salvaguardados de poderem mudar as comissões quando quiserem, podendo aplicar qualquer valor.

Os clientes, que tem contas à ordem associadas aos créditos habitação, vêem agora o pressuposto alterado do contrato inicial ao crédito habitação, sem que lhes seja providenciado nenhuma possibilidade legal de contestar o aumento abusivo ou de cancelar estas contas à ordem, que foram impostas legalmente para ter o crédito habitação.

Além de que, bancos estão a associar a estas contas à ordem, serviços que os clientes não usam, e que só serve de pretexto para que os bancos justifiquem os valores das comissões.

Através desta petição, solicita-se revisão a este ponto, para que seja definidos critérios na banca, de forma a evitar cenários de abuso ou mesmo dar a possibilidade aos clientes de cancelarem estas contas à ordem, pois no contexto actual, existem muitas outras opções, para que os clientes possam pagar a sua mensalidade de crédito habitação ao banco, sem mais encargos

No interesse da credibilidade da banca e da protecção dos portugueses que tem créditos, é necessário que o Parlamento avalie esta questão, pois as comissões dos bancos estão a ser fontes de rendimentos inaqueadas
  1. Actualização #1 Encerramento

Criado em 7 de agosto de 2023