PELA MANUTENÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO EM CABECEIRAS DE BASTO NO EXTERNATO DE S. MIGUEL DE REFOJOS

Para: Ex alunos, pais e encarregados de educação, comunidade Cabeceirense e todos que zelam pelo Externato de São Miguel de Refojos

Está a decorrer uma tomada de posição da população em geral, no sentido do não encerramento de turmas no Externato de S. Miguel de Refojos, no ano letivo 2016/2017.
As razões para esta oposição ao encerramento de Turmas são várias e foram já expostas às Instituições diretamente envolvidas e, por isso mesmo, capazes de resolver favoravelmente a situação:

- A continuidade do ensino regular secundário no Externato de S. Miguel de Refojos, conforme tem vindo a realizar-se há já 36 anos;
- A localização privilegiada e o bom estado de conservação das instalações do Externato de S. Miguel de Refojos, assim como as excelentes condições de ensino;
- A existência de um quadro de Recursos Humanos, pessoal docente e não docente, qualificado;
- A existência de um Estabelecimento de Ensino Secundário Para Todos;

- A inexistência de uma verdadeira alternativa neste concelho, que considere todas as contingências nomeadamente instalações, equipamentos educativos, recursos humanos, entre outros;
- Os eleitos locais (Juntas de Freguesia, Câmara Municipal, Assembleia Municipal), legítimos representantes da população, não foram ouvidos neste processo, apesar de existir um Contrato de Execução celebrado entre a Câmara Municipal e o Ministério da Educação;

Esta é uma posição frontal pela Manutenção do Ensino Secundário de Cabeceiras de Basto no Externato de S. Miguel de Refojos, e por conseguinte do não encerramento de turmas neste estabelecimento, por não se reconhecer na base dessa decisão qualquer justificação válida e objetiva. Reitera-se o interesse em que se continue o bom trabalho que, até ao momento, tem sido desenvolvido naquele Estabelecimento de Ensino e que é reconhecido pelos Cabeceirenses.

Acredita-se que a razão impera, uma vez que esta posição decorre não apenas do interesse conjuntural na manutenção deste espaço de excelência, no imediato, que é parte do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, mas igualmente da estratégica necessidade de acautelar o futuro deste Estabelecimento de Ensino, daTradição e da História dos Cabeceirenses.
Acredita-se que, tal como anunciado pelo Exmo. Sr. Primeiro-Ministro, a situação do Ensino Secundário em Cabeceiras de Basto e a atividade do Externato merecem ser analisados e avaliados independentemente de outras situações, ou seja, “caso a caso”.

Nota: Para validar a sua assinatura não se esqueça de ir ao seu email confirmar.

Esta petição foi criada em 05 julho 2016