Petição Pública Logotipo
Ver Petição Apoie esta Petição. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante.

Devolução ao local de origem, dos antigos azulejos da Igreja de São Lourenço de Carnide propriedade da mesma e depositados no Museu da Cidade

Para: Exmo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e População em Geral.

Exmo. Senhor Presidente, Exma. Senhora Vereadora.

Parabéns pelo vosso trabalho em prol da nossa cidade que tanto amamos.

Eu, Vitor Manuel Bom Norte, venho dar a conhecer a vossas excelências o seguinte:
Não poderei precisar a data de instituição da Paróquia de Carnide, mas sabe-se que a sua Igreja paroquial. IGREJA DE SÃO LOURENÇO, remonta ao longínquo século XIV, e que foi primeiramente dedicada a Nossa Senhora da Assunção depois passou a Santo Amaro e por fim a São Lourenço.
Mas, a história deste lugar, estará infinitamente ligada à imagem da Virgem Maria.
Em tempos anteriores à invasão Árabe, neste local de Carnide teria aparecido a Virgem e o povo construiu-lhe uma pequena ermida junto à Fonte do Machado uma para comemorar tal facto.
Mas, com as invasões árabes a ermida foi alvo de ataque e teria sido reduzida a um monte de pedras. Por receio ou para a preservar a imagem da Virgem Maria teria sido escondida por algum devoto. Com o passar do tempo a história, repetir-se-á já que a imagem anteriormente escondida, irá ser encontrada. E apesar da imagem ser de madeira, com uma grande simplicidade, e vulgarmente esculpida. Pêro Martins com a sua história, elevá-la-á a até um estado superior. Construindo no local uma ermida, mais tarde com o dinheiro, fé e espirito de benfeitora a Digníssima Infanta Dona Maria, deseja que nesse local seja construída uma igreja, "da Luz"... que serve como sua ultima morada, tal como era seu desejo, razão pela qual a Câmara Municipal de Lisboa, acedeu ao meu pedido e disse que irá colocar uma placa de homenagem à Digníssima Infanta, em data ainda a acordar, e que aguardamos a vossa resposta para agendar o dia.
Mas, o que me entristece, é a perda de relevo, de notoriedade que a minha antiga igreja de São Lourenco teve, esteve algumas décadas ao abandono, serviu de oficina, pocilga, sede de escuteiros, teve projeto para ser um cinema, esteve quase vendida a particulares, foi desprovida e em boa altura, pela Câmara Lisboa, dos seus belos painéis de azulejos, que contam a vida do nosso santo padroeiro " São Lourenço" ... mas...por força da nossa fé e pela força do homem, foi totalmente restaurada, e convertida novamente em templo religioso, mas o seu interior está nu, os seus belo painéis de azulejos, nunca mais regressaram à sua origem, estão divididos pela nossa cidade, fixos em paredes de igrejas " Alfama" e muros " Largo do Rato" .
Restam somente uns belos painéis que se encontram no Museu da Cidade, e que tanto alegria me dava, se eles voltassem a ser recolocados no interior da Igreja de São Lourenço em Carnide. Estando em tempo festivo, peço a vossa especial atenção para este urgente caso, pois sei que Vossas Exas vão responder ao meu apelo.
Em nome da minha muito leal e sempre nobre cidade de Lisboa, da minha freguesia de Carnide e da minha amada paróquia de São Lourenço.
Atentamente

VITOR MANUEL BOM NORTE



Qual a sua opinião?

A actual petição encontra-se alojada no site Petição Publica que disponibiliza um serviço público gratuito para todos os Portugueses apoiarem as causas em que acreditam e criarem petições online. Caso tenha alguma questão ou sugestão para o autor da Petição poderá fazê-lo através do seguinte link Contactar Autor
Assinaram a petição
51 Pessoas

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa. Assine a Petição.