Estarreja: Programa de Captura, Esterilização, Devolução ao local

PETIÇÃO PÚBLICA

EXMO SENHOR PRESIDENTE DA
CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Considerando que os cidadãos, associações e a sociedade civil devem prestar colaboração aos entes públicos, como o Município que V. Exa. representa, gostaríamos de expor e requerer o seguinte.
A FaçaAcontecer – Associação CÃOamor nasceu no dia 01 de Julho de 2015 com o SONHO de Ajudar animais que, pelos mais variados motivos, carecem de apoio, por si só ou pelos seus donos.
Uma vez que os recursos públicos são finitos entendemos que esta colaboração entre particulares e municípios é de extrema relevância.
Na verdade, são já inúmeros os casos de Protocolos celebrados entre Municípios de Associações que visam a protecção de animais com os seguintes objectivos:
- realização de campanhas com vista à esterilização de animais;
- realização de campanhas com vista à vacinação e colocação de chips de animais;
- realização de campanhas de adopção
- sensibilização da população para este tema de saúde pública vs bem estar animal;
- celebrar protocolos com as clinicas veterinarias para facilitar o acesso a cuidados veterinários à população do Município como forma de motivar a adopção e desincentiva o abandono.

Nesta medida, colocávamos à consideração de V. Exa. a concessão de apoio regular que pode consistir por exemplo no fornecimento de material cirúrgico para as esterilizações ou na realização de eventos como os acima referidos em regime de parceria.
Os animais apoiados pela N/ associação têm todos os cuidados veterinários necessários até à sua recuperação, são acolhidos temporariamente por FAT (famílias de acolhimento temporário) às quais fornecemos alimentação, mantas, taças e são acompanhados até aparecer a família de adopção.
Gostaríamos ainda de sugerir a implementação em parceria de um Programa CED (Captura, Esterilização, Devolução ao local) nas colónias de gatos para as situações em que não exista disponibilidade de acolhimento.
Estamos certos que estas medidas são as adequadas ao nível de desenvolvimento do Município que V. Exa. representa uma vez que também pelos cuidados prestados aos animais, se infere o padrão de desenvolvimento de uma sociedade-

Estamos certos que estes são actos de gestão adequados a servir imperativos de saúde pública e bem assim a garantir o bem estar animal e a apoiar os cidadãos que, para cuidarem dos seus animais, por vezes carecem de apoio.

Queremos assim, em parceria, colaborar para que que Estarreja seja uma cidade não só amiga dos seus munícipes mais também “amiga dos animais” como sociedade desenvolvida que é.

A Associação supra identificada e os cidadãos signatários solicitam a V. Exa. Que aprecie o presente pedido agradecendo resposta para a morada:

FaçaAcontecer – Associação CÃOamor
Av 25 de Abril 43 1º Esquerdo