Petição para a Criação do Dia Nacional do Bilhete

Para: Assembleia da República

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República,

Em Portugal, temos assistido, nos últimos anos, ao crescimento gradual de eventos nas diferentes áreas. A par deste crescimento, assistimos ao aperfeiçoamento da gestão de entradas e acreditação nos mesmos. Mas há uma coisa que nunca muda. É-nos pedido que apresentemos um bilhete, um comprovativo.

E bem sabemos que o mundo dos bilhetes e dos eventos, das viagens, dos encontros estão interligados.

A par do desenvolvimento tecnológico, o formato do bilhete foi-se reinventado à medida do tempo e hoje já é possível apresentarmos o nosso bilhete em formato digital, num smartphone ou tablet, num SMS, para além do tradicional bilhete em papel.

A Last2Ticket Lda, desenvolvida e criada no seio da Universidade do Porto, disponibiliza um serviço de ticketing que permite a comercialização de bilhetes online e a gestão de entradas e acreditação, foi uma das empresas impulsionadoras para o desenvolvimento do bilhete digital pois tornou possível a desmaterialização do bilhete em papel. A solução da Last2Ticket reinventou o bilhete, tornando-o amigo do ambiente, mais conveniente para o cidadão e tornando o processo de entradas mais seguro e eficaz.

Para além da obrigatoriedade da apresentação do bilhete como comprovativo de compra ou inscrição no acesso aos eventos e espaços, os bilhetes têm, muitas vezes, um valor emocional para colecionadores dos mesmos, ou para o público em geral, pois ficarão sempre associados à presença num evento especial ou a uma viagem inesquecível.

No entanto, e se recuarmos na história, encontraremos, também, um valor histórico associado aos bilhetes, uma vez que há registos da utilização dos mesmos para o acesso aos teatros em tempos Gregos.

A utilização de bilhetes, independentemente do formato ou valor que lhes é dado, estará sempre ligada à participação ativa da comunidade na cultura e artes, bem como à movimentação de pessoas entre países, facilitando uma interligação entre cidadãos e culturas, sem barreiras nem fronteiras.

Os cidadãos abaixo-assinados vêm sugerir a Criação do Dia Nacional do Bilhete, indicando como possível data o dia 13 de abril, data da fundação da empresa patrocinadora do mesmo, Last2Ticket Lda.

Por todos os motivos supracitados, os signatários solicitam que a presente petição seja considerada, no sentido de corresponder às expectativas dos peticionários relativamente à importância do bilhete no acesso aos diferentes eventos ou espaços.

Antecipadamente gratos, apresentamos os nossos melhores cumprimentos.
Os Peticionários

Esta petição foi criada em 25 janeiro 2016