PELA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS UTILIZADORES DOS SERVIÇOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Para: Exmo. Sr. Presidente da Assembleia da República,

Acreditamos que os Serviços da Administração Pública podem e devem ser avaliados pelos utentes que os utilizam.
Os cidadãos têm o dever e o direito de serem parte ativa na avaliação dos serviços públicos de que usufruem e apenas desta forma se poderá garantir uma melhoria da qualidade de atendimento nos serviços da Administração Pública.

As recomendações da Plataforma para o Crescimento Sustentável consideram que, “é urgente orientar a Administração Pública para o cidadão, (…) procurando níveis de prestação de serviço comparáveis com as melhores práticas do privado”. Uma evolução neste sentido só é possível através da participação dos utilizadores na avaliação dos serviços públicos, a qual, apesar de estar contemplada nos princípios do Sistema Integrado de Gestão e Avaliação do Desempenho na Administração Pública (SIADAP), é na prática possibilitada em raros casos.
Solicitamos por isso que a Administração Pública implemente um sistema de avaliação que solicite ativamente aos seus utilizadores retorno da satisfação relativa ao seu atendimento.
Este sistema deve: ser objetivo, consistente e sistemático; abranger as plataformas de atendimento on-line, telefónico e presencial; ser transversal a todos os serviços de administração direta e indireta do Estado; integrar de forma transparente e sistemática no SIADAP os indicadores de satisfação por ele obtidos.

Apenas desta forma o atendimento dos serviços da Administração Pública pode alcançar a excelência que os cidadãos dela exigem!

Esperamos que a presente petição mereça atenção cuidada por parte de V. Exa.

Os signatários,
  1. Actualização #1 Submissão

Criado em 7 de abril de 2016

Esta petição já foi submetida à Assembleia da República e a primeira peticionária ouvida numa sessão de esclarecimento da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa